SEMINÁRIO INTERNACIONAL ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA:
experiências que contribuem para a inclusão

18 de agosto de 2009

Realização:
Serviço Social do Comércio – SESCCSP
Instituto Rodrigo Mendes – IRM

Questões que envolvem a inclusão/ exclusão fazem parte das discussões de
muitas instituições educativas dentro e fora de nosso país. Isso reflete a
urgência em âmbito mundial para se repensar o papel da educação diante das
grandes transformações sociais que configuram a cultura contemporânea.

O seminário terá como tema central a educação que valoriza os processos de
ensino e aprendizagens no campo das artes visuais e suas implicações com a
inclusão. O objetivo é compartilhar diferentes experiências desenvolvidas
por Instituições nacionais e internacionais, da educação formal e não
formal.

Por meio de diálogos e reflexões, serão problematizadas as estruturas
institucionais marcadas pela homogeneização e aquelas que valorizam os
processos que emergem das relações subjetivas proporcionadas pelas
experiências artísticas. Com esta iniciativa, o evento pretende evidenciar
as diferentes abordagens educativas em escolas, ONGs e grupos artísticos,
para que seja possível contemplar as diversas paisagens sobre ensino e
aprendizagem das artes visuais e suas relações com a inclusão/ exclusão.

Público-alvo:

Educadores da rede pública, de escolas particulares, universidades,
instituições culturais e ongs e demais interessados.

Programação:

8h30 – credenciamento

9h30 – abertura

10h00 – A arte como experiência em educação: uma oportunidade para a inclusão

A palestra abordará questões relacionadas ao acesso universal à experiência
educativa, uma revisão crítica da multiculturalidade e o encontro da
educação artística com o uso da cultura visual

Imanol Agirre – Professor titular de Educação Artística da Universidade
Pública de Navarra-Espanha

11h00 – O Ateliê, a investigação das linguagens e o convívio entre diferentes

Da abordagem reggiana serão apresentadas práticas educativas desenvolvidas
nos ateliês para crianças de 0 a 6 anos, que dialogará com as concepções
pedagógicas do Instituto Rodrigo Mendes voltada para grupos heterogêneos em
ateliês de artes visuais

Francesca Manfredi – Atelierista das Escolas Infantis de Reggio Emilia –
Itália

José Cavalhero – Coordenador Pedagógico do Programa Singular do Instituto
Rodrigo Mendes – Brasil

Mediadora: Ana Cristina Gonçalves Rocco – Doutora em Artes Visuais pela
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP –
Brasil

13h30 – intervalo

15h00 – Intervenções artísticas: atitudes educativas em espaço público e escolar

O diálogo abordará a potencialidade do ser individual e social para o
estabelecimento de relações solidárias e atitudes políticas a partir de
experiências cotidianas para a participação ativa em espaços públicos

José Pacheco – Coordenador da Escola da Ponte – Portugal

Grupo Contrafilé – O grupo investiga e produz arte por meio de estratégias
educativas como atitudes políticas, formado em São Paulo, Brasil no ano de
2000

Mediador: Martin Grossmann – Professor Titular da Universidade de São Paulo
e Diretor do Centro Cultural São Paulo – CCSP – Brasil

17h30 – encerramento e entrega de certificado

Presença de um Intérprete de LIBRAS para as apresentações durante todo o evento!
Inscrições: a partir do dia 01 de julho. Vagas limitadas.
Pelo portal do SESC SP:
http://www.sescsp.org.br/sesc/conferencias_new/subindex.cfm?Referencia=6108&ParamEnd=8

Taxa de Inscrição

R$   5,00 • trabalhador no comércio de bens e serviços matriculado e
dependentes

R$ 10,00 • usuário inscrito, estudante, + 60 anos, professor e aposentado

R$ 20,00 • demais interessados
Informações artesvisuais@vilamariana.sescsp.org.br
telefone 11 5080-3008, das 10h às 19h

 Apoio:

TAM
Instituto Paradigma

Colaboração:
Editora Peirópolis

Centro Cultural São Paulo