Minuto da inclusão – Programas 719 a 722

Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre os links e aguarde
o player ser exibido na janela popup.
Programa 719 – Libras também ajuda pessoas com dificuldade de comunicação
Olá Brasil!
Uma pesquisa apresenta resultados positivos no uso da Língua de Sinais Brasileira, Libras, por pessoas que escutam muito bem, mas com dificuldades para se comunicar. O estudo foi realizado durante o mestrado de Daniela Ribeiro, aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Os resultados mostraram possíveis avanços na comunicação dos participantes com dificuldades de linguagem da fala, que começaram a usar os sinais para nomear objetos e pedir coisas. O método foi reconhecido internacionalmente, sendo classificado em primeiro lugar no Concurso 2009 da Association for Behavior Analysis International. O prêmio foi recebido durante a convenção anual da entidade, em Phoenix, nos Estados Unidos. Parabéns, Daniela! Esperamos que seu trabalho possa colaborar com a qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: www.segs.com.br
Programa 720 – Sobre a Audioteca Kaete Heymann
Olá Brasil!
As pessoas com deficiência visual podem utilizar a Audioteca Kaete Heymann. A entidade sem fins lucrativos é ligada a Shalom Liga Israelita do Brasil, Comunidade Shalom, e todo o trabalho é feito por voluntários. A Audioteca funciona como uma biblioteca circulante e os livros gravados em fitas e CDs são emprestados gratuitamente. Estão disponíveis mais de oitocentas e trinta obras de literatura brasileira e estrangeira, com romances, romances históricos, ficção, não ficção, entre outros gêneros. Para utilizar a Audioteca basta fazer a inscrição por telefone ou email e escolher os livros. A encomenda é enviada pelo correio e devolvida da mesma forma, sem custos, através do uso do Cecograma. Mais informações pelo site: www.shalom.org.br/audioteca, www.shalom.org.br/audioteca ou pelo telefone 11 3846-5221, 11 3846-5221.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Rede Saci
Programa 721 – Pessoas com síndrome de Down tem menos chance de ter câncer
Olá Brasil!
Segundo um estudo publicado pela revista científica Nature, nos Estados Unidos, as pessoas com Síndrome de Down têm menos chances de contrair câncer. Isso porque elas possuem cópias de genes que podem suprimir o crescimento de vasos sanguíneos que alimentam tumores cancerígenos. Os pesquisadores, da Universidade de Harvard, usaram células-tronco de pessoas com e sem a Síndrome de Down. Quando foram usadas células-tronco de pessoas sem a síndrome os tumores criaram vasos sanguíneos, mas em células com síndrome os vasos sanguíneos não se formaram completamente. Os cientistas acreditam que a descoberta pode abrir novos caminhos na luta contra o câncer e, agora, buscam o desenvolvimento de terapias. Com isso, um dia a forma de se combater o câncer pode ser com uma vitamina preventiva e não mais com drogas tóxicas. Isso será ótimo!
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: BBC Brasil
Programa 722 – Células-tronco para o tratamento de retinose pigmentar
Olá Brasil!
O tratamento com células-tronco poderá recuperar a visão de pessoas com retinose pigmentar, degeneração da retina que causa a perda gradual e irreversível da visão. O estudo está sendo conduzido pelo pesquisador do Hemocentro de Ribeirão Preto, o professor Júlio César Voltarelli, em parceria com o Hospital das Clínicas da mesma cidade. Três voluntários que apresentavam menos de dez por cento de visão já receberam uma injeção de células-tronco, implantadas em uma espécie de gel que fica sobre a retina. As células são retiradas da própria medula óssea do paciente. O objetivo agora é estudar a segurança da técnica e o comportamento das células-tronco em relação ao funcionamento da retina. Esperamos um bom resultado e, sobretudo, que a maioria da população tenha acesso a esse tratamento no futuro.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Rede Saci
Deixe uma resposta