Minuto da inclusão – Programas 715 a 718

Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre os links e aguarde
o player ser exibido na janela popup.
Programa: 715
Olá Brasil!
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, do Senado, aprovou mais um projeto de interesse das pessoas com deficiência e suas famílias. Segundo o projeto, o trabalhador que for pai, mãe ou responsável por pessoa com deficiência poderá faltar ao trabalho até sete dias por ano para acompanhar ou prestar assistência ao dependente. Para isso, a pessoa deverá comunicar sua ausência ao trabalho com, pelo menos, dois dias de antecedência. Os casos de urgência serão considerados exceção e poderão ser informados ao empregador quando a pessoa retornar ao trabalho. A justificativa está no fato da maioria das famílias terem uma jornada de trabalho integral, ou seja, sem tempo livre para acompanhar seus dependentes com deficiência.O projeto seguiu para a Comissão de Assuntos Sociais, onde terá decisão terminativa.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Agência Senado
Programa: 716
Olá Brasil!
O trabalho do cartunista capixaba Ricardo Ferraz está sendo utilizado pela Organização das Nações Unidas para ilustrar eventos e palestras sobre inclusão social em todo o mundo.As charges de Ricardo ficaram famosas em vinhetas animadas exibidas nos intervalos de filmes na Rede Globo, depois de o artista ter vencido quatro concursos na emissora.Ricardo Ferraz, que tem deficiência física, atua no movimento de pessoas com deficiência desde 1981 e já naquele período começou a denunciar o preconceito por meio de seus desenhos.Atualmente, o artista também se dedica a ensinar desenho para crianças e adolescentes de escolas de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo.Esse é mais um exemplo de como a arte pode colaborar para a promoção do respeito pela diversidade humana.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: gazetaonline.globo.com
Programa: 717
Olá Brasil!
Foi lançado em São Paulo o livro “Vai Encarar? A Nação (quase) invisível de pessoas com deficiência”. Escrita pela jornalista Claudia Matarazzo, a publicação teve consultoria da publicitária, psicóloga e vereadora Mara Gabrilli, que tem deficiência física. São abordados temas do dia a dia, novas tecnologias, namoro e vida sexual, até informações sobre o papel do Estado na inclusão social e dados que revelam o cenário brasileiro frente a essa questão. Segundo a autora, as pessoas com deficiência estão mais acostumadas a lidar com os obstáculos físicos do que com a polida indiferença usada para “não invadir” ou “não ofender”. Para ela, é essa indiferença que acaba revestindo essas pessoas com uma dolorosa capa de invisibilidade que prejudica sua convivência. O livro é da Editora Melhoramentos e custa vinte e nove reais. Uma boa dica!
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Agência Inclusive
Programa: 718
Olá Brasil!
Foi instalado, recentemente, em Brasília, Distrito Federal, o Fórum da Inserção da Pessoa com Deficiência e/ou reabilitação no Mercado de Trabalho. O objetivo da medida é ampliar o foco da empregabilidade para os trabalhadores com deficiência e, com isso, facilitar a efetivação da Lei de Cotas. Segundo o procurador-chefe Ricardo Britto, o Fórum é um espaço para pensar a acessibilidade de forma ampla e realçar as potencialidades das pessoas e não mais suas dificuldades. O Fórum contará com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho e, também, das secretarias do Governo do Distrito Federal. A sociedade civil organizada também poderá contribuir na busca por soluções para que o direito ao trabalho seja respeitado. As reuniões serão mensais e você pode obter mais informações pelo telefone 61 3314-8527, 61 3314-8527.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Infoativo DefNet
Deixe uma resposta