minuto_da_inclusao
Na imagem, logotipo do Minuto da Inclusão: um relógio simulando uma pessoa de braços abertos contornada por um círculo incompleto.

Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre os links e aguarde
o player ser exibido na janela popup.

Programas 688, 689 e 690

Programa 688 – Livro sobre Historia e Pessoas com deficiência

Olá Brasil!
Foi lançado o livro “Os Infames da História: Pobres, Escravos e Deficientes no Brasil”, da Professora Lilia Ferreira Lobo, da Universidade Federal Fluminense. A obra traz uma reflexão sobre a História e a Historiografia das pessoas com deficiência e de outros grupos que sofreram e sofrem com a discriminação em nosso país, como as populações negras e indígenas. São enfatizadas as bases “científicas” e históricas que favoreceram os movimentos higienistas, eugenistas e das politicas de prevenção e controle biopolítico do que ela chama: corpos desviantes. Assim, esse trabalho pode contribuir para a genealogia das instituições construídas e recriadas em torno das pessoas com deficiência e de todos os colocados como Minorias e marginalizados. Mais informações no site da Lamparina Editora: www.lamparina.com.br, www.lamparina.com.br.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: Rede Saci

Programa 689 – Sobre a educação de povos indígenas

Olá Brasil!
A Constituição, de 1988, garante aos povos indígenas uma educação escolar diferenciada para cada etnia. Porém, a falta de infra-estrutura, materiais didáticos adequados e professores especializados ainda são problemas comuns nas escolas indígenas. Assim, em setembro deste ano acontecerá, em Brasília, a Primeira Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. Cerca de 600 representantes dessas comunidades e dos governos federal, estaduais e municipais discutirão qual é o modelo de educação adequado para esses povos. Para especialistas, uma educação diferenciada deve promover o uso da língua materna nas escolas e a introdução no ambiente escolar de conhecimentos, práticas e saberes de cada etnia. Nós, do Minuto da Inclusão, esperamos que esta Conferência traga resultados práticos para garantir a autonomia pedagógica das escolas indígenas e para o acesso a todo o conhecimento humano.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte: www.abril.com.br

Programa 690 – Cotas para pessoas com deficiência no ensino público

Olá Brasil!
A Câmara Federal, em Brasília, aprovou recentemente projeto que fixa cota de dez por cento para pessoas com deficiência nas universidades e instituições de ensino médio públicas. O projeto tem caráter conclusivo, ou seja, só será votado no plenário se houver recurso, caso contrário seguirá para análise no Senado. Porém, alguns deputados ficaram em dúvida se as instituições públicas estaduais e municipais estão incluídas e a questão pode ser levada ao plenário por esse motivo. A proposta já tem o parecer favorável do Ministério da Educação. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, há somente 0,15% de pessoas com deficiência entre os universitários do País. Traremos mais novidades sobre esse assunto nos próximos programas. Qual é a sua opinião sobre esse tema?
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.
Fonte:  Agência Senado