minuto_da_inclusao
Na imagem, logotipo do Minuto da Inclusão: um relógio simulando uma pessoa de braços abertos contornada por um círculo incompleto.

Para ouvir os boletins direto do navegador,
role o mouse sobre o link a seguir e aguarde
o player ser exibido na janela popup.

Programas 681, 682 e 683

Programa 681 – Reflita e colabore para um mundo mais solidário

Olá Brasil!
Infelizmente, o preconceito ainda é grande em nosso cotidiano. Por exemplo, muitos pais, por falta de informação ou insegurança, impedem seus filhos de se relacionarem com outras crianças com deficiência, seja na escola ou na comunidade. Porém, essas atitudes são uma forma de reproduzir a discriminação que há muito tempo reforça a segregação dessa parcela da população. A convivência em todos os ambientes sociais possibilita um desenvolvimento com mais segurança e, ao mesmo tempo, a formação de adultos que respeitem a diversidade humana. A troca de experiências, de conhecimentos e a formação de laços afetivos colaboram para a eliminação do  preconceito. Reflita sobre isso e converse com seus amigos e vizinhos. Todos podemos construir um pouquinho da solidariedade necessária para um mundo melhor.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

Programa 682 – Pessoas com Deficiência e Aids

Olá Brasil!
O “Prevenção na Rede: Fórum Virtual sobre DST/Aids” tem um novo espaço para debates sobre aids e pessoas com deficiência. Infelizmente, essas pessoas ainda estão muito vulneráveis à infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis devido, sobretudo, a dificuldade de acesso às informações e aos serviços. Outro aspecto  é o fato das doenças, das infecções associadas a elas e de seus tratamentos poderem trazer seqüelas, como a perda de visão, audição, diminuição de força e até paralisia. Essa ocorrência está relacionada ao diagnóstico tardio tanto do HIV e das infecções oportunistas como da ausência do tratamento antirretroviral. Divida suas experiências com pessoas de todo o país. Anote o endereço: fórum.aids.gov.br, fórum.aids.gov.br Falaremos mais sobre isso nos próximos programas.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.

Programa 683 – Projeto de Lei contra a Discriminação

Olá Brasil!
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara Federal, aprovou em caráter conclusivo o Projeto de Lei que reduz as exigências que os cartórios fazem para as pessoas com deficiência visual. Conforme a proposta, a pessoa com deficiência visual deverá apresentar a cédula de identidade e assinar os documentos como qualquer outro usuário. Também, deverá apresentar as testemunhas exigidas em cada caso. O relator do projeto, o deputado Antônio Carlos Pannunzio, recomendou sua aprovação, ressaltando que essas pessoas têm sido vítimas de exigências discriminatórias e constrangedoras nos cartórios. O projeto segue a linha da “Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência”. Assinada pelo Brasil. O projeto, em caráter conclusivo, agora segue para o Senado.
Tuca Munhoz para o Minuto da Inclusão.