fundo roxo texto: lorrane #tamosJuntas Frente Nacional das Mulheres com deficiencia

A Frente Nacional das Mulheres com Deficiência repudia a atitude da Azul Linhas Aéreas que ofendeu e impediu o embarque da comediante Lorrane Silva, Pequena Lô, com sua cadeira motorizada em um voo.

Ironicamente, o fato ocorreu justamente em 3/12, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data estabelecida para que todos se lembrem e respeitem os direitos das pessoas com deficiência.

Ressalta-se que essa lamentável situação não é um caso isolado e vem acontecendo repetidamente e há bastante tempo nos aeroportos brasileiros com os passageiros com deficiência, que têm sua autonomia e seu direito de ir e vir gravemente prejudicados.

As causas para essas proibições de embarque de passageiros com deficiência são inúmeras, sendo as mais comuns relacionadas ao transporte das cadeiras de rodas motorizadas, à exigência desnecessária de acompanhante em vários casos e à negativa de embarque por questões de saúde, ainda que autorizados por laudos e atestados médicos comprovando a possibilidade de viajar com segurança.

Essas situações refletem arbitrariedade e desconhecimento por parte das companhias aéreas, por exemplo, acerca das peculiaridades dos atuais modelos das cadeiras de rodas motorizadas e da viabilidade e da segurança de seu transporte a bordo.

É importante esclarecer que a inclusão efetiva das pessoas com deficiência na sociedade passa pelo respeito ao seu direito de ir e vir, e um transporte aéreo que não imponha barreiras nesse sentido é fundamental para a garantia desse direito tão básico a qualquer ser humano.

Portanto, expressamos nosso pesar quanto a esses casos que envolvem impedimento de embarque de passageiros com deficiência e conclamamos as autoridades para que promovam fiscalizações e entendimentos juntos às companhias aéreas de forma a evitar que esses episódios lamentáveis continuem a ocorrer impunemente.

A Frente Nacional das Mulheres com Deficiência se solidariza com Lorrane e sua mãe Rosemary pelo constrangimento por que passaram e se coloca à disposição para orientação sobre medidas cabíveis.
logo roxo redondo FNMD
Post da Pequena Lô em seu Instagram:
Verificado

Feliz dia Internacional De Luta Das Pessoas Com Deficiência.

E hoje, por incrível que pareça, nesse dia tão especial, passei por uma situação onde não me senti representada, e sim muito ofendida ao ter que desistir de um voo, por conta da companhia aérea não querer embarcar a minha scooter, que é o meu meio de locomoção. Nós pessoas com deficiência podemos SIM e devemos, ter o direito de ir e vir. Então cada dia mais, temos que falar SIM sobre a luta das pessoas com deficiência, porque nós também fazemos parte da sociedade e merecemos respeito e inclusão. Então escrevo aqui esse texto em meu nome e em nome de todas as pessoas com deficiência que já passaram por alguma situação de capacitismo igual eu tive que passar hoje. Tenho fé que aos poucos mudaremos a visão das pessoas em relação a nós, mostrando que podemos ocupar o espaço que a gente QUISER. #naomesintorepresentadoquando
@lucianohuck