foto de mulher. descricao no post.

COLUNA INCLUSÃO DO ACOLHE

Ela não precisava de conserto …
Por Alexandra Wakahara
Fisioterapeuta há 21 anos. Psicomotricista, terapeuta especializada em Neurodesenvolvimento. Mãe da Clarice que tem síndrome de Klippel-Feil

Queria compartilhar aqui nessa coluna uma experiência que tive recentemente…
Conheci uma família que teve o diagnóstico de Síndrome de Down da filha quando ela já tinha 11 meses.
Minha experiência pessoal foi do diagnóstico da síndrome da minha filha exatamente nessa idade, talvez daí vem minha maior empatia… Fato é que esse bebe, que até então só tinha algum “atraso” no desenvolvimento, com essas buscas e investigações médicas cheias de inúmeros procedimentos invasivos e desnecessários, constatou-se a síndrome que a caracterizou.
Quando ouvi o relato dessa família, dessa urgência terapêutica que foi determinada pelos profissionais que estavam atendendo, tive a percepção ainda mais clara, dessa ânsia e pressa por parte nossa, profissionais da saúde, como se houvesse a necessidade de algo ser consertado.
Essa situação particularmente me deixou muito pensativa, será que nós profissionais da saúde que atendemos crianças, poderíamos entender mais sobre o acolhimento, o desenvolvimento? Aprender a ver as abundâncias antes das faltas? Entender que a deficiência é mais uma característica, mas não a definição do sujeito?
Nas diretrizes mais recentes da efetividade terapêutica baseada em evidencias, diz-se que a prática baseada na família é uma das mais eficientes terapias. O que significa um processo de valorização, escuta e troca verdadeira. O profissional de saúde deve dar ferramentas para que as famílias sejam agentes no processo terapêutico e de autonomia dos seus filhos e filhas, entendendo os contextos sócio econômicos e culturais nos quais cada criança vive.
Vamos juntes enxergar nosso capacitismo dentro da profissão? Nos fortalecer com as famílias e promover as competências?

#descricaodaimagem
Em um fundo vinho e branco, a foto da autora no centro. E o texto: Coluna Inclusão AcolheDown. Com Alexandra Wakahara. Ela não precisava de conserto …

Fonte: https://www.facebook.com/acolhedown/photos/a.1363974797324782/1757105604678364/