card foto de mulher. descricao no post.
COLUNA INCLUSÃO DO ACOLHE
O Cuidado não é uma opção: aprendemos a cuidar ou perecemos.
Por Bianca Ramos
Gestora, especialista em políticas públicas e irmã da Karol.
O título, cunhado por Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano, importante pensador contemporâneo do campo da educação, coloca o cuidado como chave para superarmos os desafios desse nosso tempo. Nós, mulheres e corpos feminizados, somos diuturnamente submetidas a esta responsabilidade, que se aprofundou em múltiplas frentes neste contexto. Segundo a página “Política é a mãe” as mulheres e as meninas são responsáveis por 75% de todo o cuidado não remunerado e representam 2/3 da força de trabalho envolvida em atividades de cuidado remuneradas.
No último ano 7 milhões de mulheres saíram do mercado de trabalho brasileiro (PNAD/IBGE). Mulheres que voltaram exclusivamente ao trabalho doméstico, sem regulação, sem remuneração e sem descanso. No mesmo Brasil em que estudos amostrais indicam que mais de 70% dos pais abandonam as mães de crianças com deficiências e doenças raras, antes dos filhos completarem 5 anos de vida.
Estudos apontam que mais de 60% das mães tiveram sintomas depressivos durante a pandemia e poucas mulheres relataram ter conseguido desenvolver atividades como ler (27%) ou praticar exercícios físicos (22%) junto com os filhos.
Destacar esses dados não era o plano. Pretendia discutir sobre exclusão escolar na pandemia, a luz do relatório do UNICEF/CENPEQ lançado na última semana. Mas esse nó vem me atravessando, diante de todas as retóricas que celebram anualmente o “dia das mães”.
O relatório, que não se dedicou especificamente a entender sobre exclusão escolar e deficiência, indica dentre muitas coisas que para a faixa etária de 6 a 10 anos, 3,6% das crianças estão em exclusão porque as famílias consideram que as escolas não são boas ou seguras ou adaptadas para a criança com deficiência. Há muito o que se discutir sobre esse dado, mas podemos desconfiar sobre o que representa essa resposta no cotidiano das mulheres e crianças desse grupo.
Quem nos cuida? Deixo aqui mais esta interrogação.
Em um fundo azul e branco, a foto ao centro da autora. E o texto: Coluna Inclusão AcolheDown. Com Bianca Ramos. O Cuidado não é uma opção: aprendemos a cuidar ou perecemos.