Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "COLUNA INCLUSÃO ÛDown Acolhe COM MARCIA FORTES A DESUMANIDADE DA EXCLUSÃO"

Por Marcia Fortes
Mulher negra, cabeleireira e mãe.
A convivência social é primordial para o desenvolvimento de nossas habilidades individuais e coletivas, independente de nossas características genéticas .
Este princípio básico foi negado às pessoas com síndrome de Down durante séculos , comprometendo seriamente suas possibilidades.
Hoje sabemos (ainda que tardiamente) que os estímulos precoces são essenciais, e apesar das respostas em relação aos mesmos serem diferentes de pessoa para pessoa, não podemos falar em grau de síndrome de Down.
E não só os estímulos precoces, como os demais espaços sociais foram negados. E este sequestro da convivência, foi no mínimo cruel e desumano.
Na medida em que reconhecemos a sempre existente diversidade humana, se faz cada vez mais necessário aprimorar e efetivar os direitos das pessoas com deficiência, através de leis, e principalmente do cumprimento das mesmas.
É urgente o desbloqueio dos espaços coletivos, sem exceção, com as ferramentas de apoio necessárias para este pertencimento. Bem como exigirmos que as leis já existentes funcionem nestes espaços de direito onde conseguiram chegar com tanta luta. O nosso desafio atual está em fazermos com que estas conquistas aconteçam na prática. Não podemos recuar.
Só a convivência plural, a aproximação e a escuta são capazes de permitir-nos o conhecimento sobre as muitas possibilidades de sermos humanos.
As condições genéticas precisam ser entendidas como características que traduzam a maneira de estarmos no mundo mas jamais como impedimento das singularidades e potencialidades de TODES.
Em um fundo mostarda e branco, a mensagem: coluna inclusão AcolheDown. Com Marcia Fortes. A desumanidade da exclusão. Com foto da autora.