FOTO DE MULHER. TEXTO DO CARD NA POSTAGEM.
COLUNA INCLUSÃO DO ACOLHE
Onde estão as pessoas negras com deficiência?
Por Ana Paula Souza
Mulher negra
Mãe de criança com deficiência
Integrante do Comitê Gestor do AcolheDown
Não é incomum a afirmação de que não existem pessoas negras com síndrome de Down. Se a Trissomia do Cromossomo 21 independe de questões raciais, por que prevalece o mito de que pessoas negras não têm síndrome de Down? Este é apenas um exemplo da invisibilização a que é exposta a pessoa negra com deficiência.
A marcante desigualdade social brasileira tem um recorte racial. O que se observa é que a maior parte da população negra é pobre, e ao mesmo tempo tem menos acesso aos serviços de saúde, reabilitação e oportunidades de desenvolvimento. Ademais, vivemos em uma sociedade que nega espaço de escuta às pessoas negras, o que também atinge as pessoas negras com deficiência.
O fato é que dificilmente uma pessoa negra com deficiência aparece nas campanhas publicitárias, ou como imagem representativa de pautas sociais, menos ainda ocupando o lugar de fala.
Em resumo, existe um duplo véu de invisibilidade sobre a pessoa negra com deficiência: o do capacitismo e o do racismo.
É fundamental que as pessoas negras com deficiência sejam, de fato, contempladas por políticas públicas que lhes garantam proteção, desenvolvimento e inclusão. Cabendo também à sociedade se conscientizar do seu papel e adotar práticas que viabilizem a ocupação dessa população em todos os espaços.
Realização: @acolhedownoficial e @inclusivamente
#descriçãodaimagem: em um fundo branco e vermelho: Coluna Inclusão AcolheDown com Ana Paula Souza. “Onde estão as pessoas negras com deficiência?”.