FOTO DE MULHER CARD. DESCRICAO NA POSTAGEM.

COLUNA INCLUSÃO DO ACOLHE

O que o Ministério da Saúde (MS) ainda não entendeu?
Por Ana Claudia Brandão
Mãe, Ativista, Pediatra e pesquisadora em SD

Nesse último ano a comunidade científica construiu muito conhecimento sobre o vírus que provoca a Covid19, sobre o curso da doença e, apesar de ainda não termos um remédio específico para tratá-la, muito já se sabe em como manejá-la.
Criamos conhecimento também sobre quem são as pessoas mais vulneráveis a essa doença, e isso é muito importante, pois vai suportar as políticas necessárias para protegê-las.
Já temos vários estudos identificando as pessoas com síndrome de Down (SD) como extremamente vulneráveis. Se lá no início da pandemia isso era uma dúvida, agora já temos confirmação.
Pessoas com SD tem mais chance de contrair o vírus, e se infectadas, tem um risco muito maior de hospitalização, complicações e morte. Alterações no sistema imune, envelhecimento precoce e algumas condições de saúde mais frequentes (diabetes e   obesidade, por ex.) explicam essa fragilidade extrema.  Pra se ter uma idéia, um adulto com SD de 40 anos, tem a mesma chance de complicações e morte que um idoso entre 70 e 80 anos.
E porque ainda não estão sendo vacinadas?
Documentos, ofícios, artigos científicos, pareceres…tudo isso já foi enviado para o MS e para dezenas de Secretarias de Saúde na tentativa de informá-los e fazê-los entender a gravidade da situação dessa população, e incluí-las para vacinação imediata no PNI.
Já fizemos ações no STF e comunicações ao MP e até agora, nada!
O que nossos governos ainda não entenderam?
Não entenderam que priorizar as pessoas com deficiência quando temos emergências sanitárias é direito constitucional.
Não entenderam que a ciência demonstrou essa vulnerabilidade extrema e, portanto, a vacinação é mandatória.
Não entenderam que vidas de jovens adultos com SD estão sendo ceifadas porque lhes faltam a proteção devida.
E aí Brasil, vamos gritar bem alto junto com as pessoas com SD?

#umadosederespeito
#acolhedownoficial

#descricaodaimagem
Em um fundo bege e branco, a mensagem: coluna inclusão AcolheDown. Com Ana Claudia Brandão. O que o Ministério da Saúde ainda não entendeu? Com foto da autora