foto mulher com crianca card

COLUNA INCLUSÃO DO ACOLHE
Assim Vivemos. Mas até quando???
Por Laís S. Costa

Nesse sábado, 10 de abril, começa o festival internacional de filmes sobre Deficiência “Assim Vivemos”, em edição exclusiva online. Serão 5 dias de exibições riquíssimas que retratam histórias de vidas de pessoas que têm sido sistematicamente invisibilizadas na nossa sociedade.

Esse ano tive a honra de ser convidada para debater, no dia 13, junto ao Cristiano Oliveira, os filmes “Soluções promissoras”, “Somos todos Daniel” e “Stimados autistas”, esse último um documentário brasileiro exibido ineditamente nessa edição, produzido pelo Cristiano, um homem autista que tece a narrativa a partir de relatos de pessoas com diagnóstico tardio. O filme é denso, sensível, irretocável e imperdível. Já o “Somos todos Daniel” retrata uma sociedade capacitista, ao mesmo tempo que a questiona em um movimento de resistência proposto pela iniciativa vivida no entorno de uma escola para alunes com deficiência em Montreal. Por fim, o “Soluções Promissoras” relata casos que retratam e denunciam a assistência oferecida na França para autistas severos e suas famílias.

Os três filmes desvelam questões como a naturalização da exclusão, a persistência do modelo médico da deficiência, seus impactos sobre as PcD e suas famílias, a inadequação das estruturas sociais vigentes que não contemplam todas as pessoas, e por aí vai. Tem várias falas potentes que merecem ser ouvidas e problematizadas, sem o que seguiremos como parte, e, portanto, responsáveis pela manutenção da corponormatividade que oprime e segrega as pessoas com deficiência.

O Festival, adepto do “nada sobre nós sem nós”, constitui um movimento de resistência contra a opressão resultante dessa estrutura societária que não reconhece a diversidade humana. E configura oportunidade única de aproximação do tema pelas pessoas que se dizem amigas da inclusão e defensoras da diversidade.

Esperamos vocês lá (https://assimvivemos.com.br/2021/)!

#descricaodaimagem
Em um fundo vermelho e branco, a mensagem: coluna inclusão AcolheDown. Com Laís Silveira Costa. Assim vivemos. Mas até quando? Com foto da autora e da filha.

#acolhedownoficial
#representatividade
#festivalassimvivemos
#anticapacitismo
#respeitoadiversidade