FOTO DE MULHER CARD

COLUNA INCLUSÃO DO ACOLHE

O recorte racial do capacitismo
Por Ana Paula Souza
Mulher negra
Mãe de criança com deficiência
Integrante do Comitê Gestor do AcolheDown

Na luta pela inclusão de todas as pessoas com deficiência, há de se considerar que existe um recorte racial e de classe, não apenas o recorte da deficiência. E isso traz impactos significativos no desenvolvimento e na qualidade de vida das pessoas negras com deficiência, ocasionados pela falta ou atraso no diagnóstico, além de outros acometimentos decorrentes dessa estrutura societária racista em que vivemos.

Dito isto, chamamos a atenção para a fala da Luciana Viegas Caetano (@umamaepretaautistafalando), uma das idealizadoras do Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam (@vndi.brasil), e que nós do AcolheDown recomendamos que todes sigam.

No vídeo sobre o dia 02 de abril – DIA MUNCIAL DA CONCIENTIZAÇÃO / ACEITAÇÃO DO AUTISMO, Luciana relata os reflexos da interseção entre o capacitismo e o racismo, além de outros tipos de discriminação, como as de gênero, por exemplo, na vida das pessoas autistas negras. O que se estende às pessoas negras com outras deficiências.

É muito importante estarmos juntes nessa luta, que no geral, ainda tem esse tom uniforme, já que vem pautada na figura do homem branco. Nossa luta precisa acolher a diversidade!!!

Vídeo:
https://www.instagram.com/tv/CNKiZF3F71x/?igshid=4egaq7p6o1dc&fbclid=IwAR0Y2pAKGJvhpmHprtiG2o_kwG0walVn9J0bAdI8tgXMhd6bg4PnVsgodSY

#descricaodaimagem
Em um fundo azul turquesa e branco, a mensagem: coluna inclusão AcolheDown. O recorte racial do capacitismo. Com Ana Paula Souza. Ao centro, foto da autora.

#colunainclusaodoacolhe
#acolhedownoficial
#representatividade
#antiracismo
#anticapacitismo
#respeitoadiversidade
#feminismo