foto mulher card.

COLUNA INCLUSÃO DO ACOLHE

A gente aprende a incluir, incluindo!
Por Vivi Reis
Fundadora do @inclusivamente
Autora do livro: Quem nasceu? Minha filha ou o diagnóstico?

Uma frase escutada por várias famílias de crianças com deficiência, é:
“Eu não fui capacitado para ensinar teu filho”.

Muitos espaços se dizem não estar preparado ou capacitado para atenderem crianças com deficiência, induzindo às famílias a optarem por espaços segregadores e especiais.
A escola regular, além de ser um direito, é o melhor espaço para as crianças desenvolverem habilidades essenciais, que vão muito além da acadêmica e pedagógica.
Habilidades estas, que apenas com a real convivência plural são estimuladas.
Inclusão não se aprende em livros, aprende-se na prática, e junto!
É na inclusão, e valorização do que cada um traz do seu repertório, que são construídas as bases fundamentais de um indivíduo. Sem a diversidade, as vivências são empobrecidas por ambientes homogêneos, sem reflexões fundamentais para um desenvolvimento saudável e muito mais pleno.
Em um artigo do Linkedin Learning, de 2019, foram mencionadas as 30 competências mais importantes para o mercado futuro de trabalho. A grande maioria destas competências são as chamadas soft skills, isto é, competências sócio-emocionais. Muito do que vemos e fazemos hoje será substituído por inteligência artificial, mas o que um robô nunca irá conseguir fazer, é ter sentimento, é ter empatia, é saber se comunicar, habilidades exclusivamente humanas. As chamadas hard kills (competências específicas do cargo, curriculum) podem ser adquiridas e treinadas, já as que vem do caráter são muito mais difíceis de se treinar, mudar ou melhorar.
Um ambiente inclusivo prepara para o futuro.
Um ambiente segregativo ou exclusivista tolhe habilidades e competências que acabam dificultando o ingresso do jovem no mercado de trabalho.
Por isso, cada vez mais, famílias de crianças sem deficiência buscam ambientes inclusivos, pois sabem que é no chão da escola, convivendo com a diversidade, que seu filho irá adquirir competências muito além do conteúdo ou currículo escolar.

Realização: @acolhedownoficial e

InclusivaMente

#descricaodaimagem
Em um fundo amarelo e branco, a mensagem: coluna inclusão AcolheDown. Com Vivi Reis. A gente aprende a incluir, incluindo. Ao centro, foto da autora.
#acolhedownoficial
#colunainclusaodoacolhe