a atriz tathiana de bracos aberto e ator, segurando seus bracos por tras.

O UNICEF, UNFPA e parceiros convidam para o evento #ENDviolence Contra Crianças e Adolescentes com Deficiência, que ocorre paralelamente à 60ª Sessão da CSW e a 5a. Conferência na ONU pelo Dia Internacional da Síndrome de Down

21 de março de 13:15 – 14:45
UNICEF House, Salão Labouisse

convite para a apresentacao #endviolence em inglês.
Detalhes: O evento consiste em uma pequena apresentação da peça de teatro “Menina dos Meus Olhos”, escrita por Tathiana Piancastelli, artista brasileira com síndrome de Down e produzida por Nettles Artists Collective. O espetáculo será seguido por um painel de discussão sobre a violência contra crianças e adolescentes com deficiência.

Moderadora: Judith Diers, Consultora Sênior de Desenvolvimento de Adolescentes e Participação
Oradores: Ted Chaiban, Diretor da Divisão de Programas, da UNICEF
– Benoit Kalasa, Diretor da Divisão Técnica do UNFPA
– Susan Bissell, Diretora de Parceria Global para Acabar com a Violência contra as Crianças
– Manus De Barra, Gabinete do Representante Especial do Secretário-Geral sobre Violência contra as Crianças
– Tathiana Piancastelli, autora da peça “Menina dos Meus Olhos”
– Representante da International Disability Alliance, Aliança Internacional da Deficiência
Café e bebidas serão servidos após o evento
Por favor RSVP para o evento usando este link. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com aburlyaeva@unicef.org

Sobre a peça “Menina dos Meus Olhos”

 

Peça teatral escrita e protagonizada por brasileira com síndrome de Down se apresenta em Nova York a convite da UNICEF e ONU, no mesmo dia  em que se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e a Organização das Nações Unidas – ONU convidam para o espetáculo Menina dos Meus Olhos (Apple of My Eye, em inglês) de Tathi Piancastelli, 31 anos, a ser apresentada em Nova York, com o objetivo de ilustrar painel que discute combate à violência, na mesma data em que se celebra o Dia Internacional da síndrome de Down. Tathi é a primeira atriz e autora brasileira, com a síndrome, a ter seu trabalho produzido profissionalmente nos Estados Unidos.

A apresentação faz parte da agenda da 60ª Sessão da Comissão sobre a Situaçao da Mulher (CSW), que discute a “Eliminação e Prevenção de Todas as Formas de Violência Contra Mulheres e Meninas”, e da 5ª Conferência do Dia Internacional da síndrome de Down (WDSD),que tem como tema “Meus Amigos, Minha Comunidade”, ambas a serem realizadas na sede da ONU, em Nova York.

O dia Internacional da Síndrome de Down, foi reconhecido pela ONU em 2012, é celebrado no dia 21/03 em alusão aos 3 cromossomas no par 21 que as pessoas com a sindrome de Down carregam. A data toma maiores proporções a cada ano, trazendo  conscientização e dando maior visibilidade às pessoas com a síndrome de Down no mundo.

Menina dos Meus Olhos, produzida  pela Nettles Artists Collective, traz a personagem Bella, uma jovem com síndrome de Down, que passa por situações de preconceito, discriminação e violência, até encontrar o verdadeiro amor. O espetáculo multimídia, que conta com mais dez atores, foi apresentado em Nova York em 2013 e 2015 e convidado do XXX Festival Internacional de Teatro Hispânico em Miami em julho de 2015.

A cereja do bolo é, no momento, a indicação de Menina dos Meus Olhos entre os finalistas do Brazilian International Press Award 2016 como melhor espetáculo. Tathi Piancastelli concorre como melhor atriz junto com outros dois atores da peça, também indicados.

Nascida em São Paulo e atualmente morando nos EUA, Tathi é atriz, autodefensora e apresentadora de TV. Já atuou em peças de teatro brasileiras e em comerciais institucionais da Rede Globo de Televisão. Tathi também é conhecida por ser inspiração do cartunista Maurício de Sousa na criação da personagem Tati, com síndrome de Down. Fotografou como modelo para a Inoar, companhia brasileira de cosméticos com sede no Brasil. Com outro texto dramatúrgico a caminho, Tathi Piancastelli reflete sobre o trabalho atual e o recente reconhecimento.”Eu gosto da peça cada vez mais,” comenta a atriz.

Após a apresentação, a diretora da peça, Debora Balardini, a diretora conceitual, Sandie Luna, Tathi Piancastelli e uma série de convidados participam do painel, que é seguido por uma sessão de perguntas e respostas. Balardini e Luna são co-fundadoras da Nettles Artists Collective (NAC), que tem, como casa artística, Punto Space, espaço localizado em Manhattan. O projeto conta ainda com apoio do Instituto MetaSocial, responsável pela campanha Ser Diferente é Normal, e prepara-se para uma turnê no Brasil e Europa em 2016. Recebe para esta apresentaçao apoio do Consulado Geral do Brasil em Nova York

 

Contato – Patricia Heiderich  – patricia@metasocial.org.br – tel/whatsapp (1) 201 290 3161

Local – Unicef House  – Data 21/3 – 13:15pm

www.tathipiancstelli.com – instagram/twitter/face – Tathipiancastelli