Educação sexual - um desenho em uma lousa de uma criança e os símbolos de marte e vênus

CECAPAS – Centro de Estudos e Capacitação em Sexualidade – promoverá um evento de Sexualidade Humana: o Ciclo Internacional de Direitos Sexuais e Saúde Sexual, nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2015, no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS.

O evento será aberto no dia 22/09 com 1º Seminário Internacional de Direitos Sexuais e Saúde Sexual e terá continuidade nos dias 23 e 24/09 com o 1º Curso Internacional de Capacitação em Sexualidade nas Deficiências (PcDs).

Temos o Copatrocínio da UNESCO. Contamos com o Apoio Institucional do INPASEX – Instituto Paulista de Sexualidade, referência no Brasil e da SMACIS – Secretária Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre/RS, considerando que o Seminário terá grande parte dos seus temas direcionados às Pessoas com Deficiência (PcDs), hoje denominada com Diversidade Funcional. O Curso de Capacitação tratará especificamente da Sexualidade dessas pessoas.

Os temas tratados serão os seguintes: Violência contra a Mulher, Educação Sexual e Sexualidade nas Deficiência (PcDs).

O representante da OMS/UNESCO, Dr. Antonio Carlos Gerbase, Médico, virá de Genebra-Suíça para dar a palavra oficial das instituições sobre os assuntos tratados.

Contaremos também com a presença de outros renomados especialistas, dentre eles a Dra. Maria Elena Villa Abrille, Psicóloga Clínica, Sexóloga e Embaixadora da Paz pela UNESCO, da Argentina, que recebeu tal honraria devido ao trabalho que realiza há 30 anos com Sexualidade e Deficiência. Além da intervenção que fará no Seminário, ela ministrará, nos dias 23 e 24/09, o Curso (intensivo) de Capacitação nas Deficiência (PcDs).

Teremos a Dra. Silvina Peirano, Educadora e Orientadora Sexual, também da Argentina. Ela tratará de um assunto novo e polêmico: o Assistente Sexual para pessoas com Deficiência: quem é o que faz esse profissional. A Dra. Silvina Peirano criou o Sex Asistent na Europa onde morou durante nove anos na Espanha, tendo regressado à Argentina há dois anos onde começou a implantar o mesmo trabalho. Atualmente, existem inúmeros cursos de capacitação para formação de profissionais na Holanda, Bélgica, Alemanha, Espanha, França e  Suíça, país no qual o atendimento tem cobertura governamental..

A Dra. Lícia Peres, de Porto Alegre, Socióloga e Feminista, abordará o importante assunto da Violência contra a Mulher, propondo alternativas de solução e a Dra. Eliane Rose Maio, Psicóloga e Pesquisadora do CNPq, virá do Paraná para falar sobre Educação Sexual, assunto tão descurado na nossa sociedade, resultando no aumento da vulnerabilidade tanto de crianças, quanto de adolescentes,principalmente daqueles com deficiência, diante do fenômeno da Violência Sexual.

Mais informações: http://cecapas.blogspot.ch/