Espaço da Cidadania leva ” Mobilização Social pelo Trabalho Decente para a Pessoa com Deficiência” em praça de Eventos de Shopping.

O Espaço da Cidadania lançou na quinta-feira, 15, o livro “Trabalho Decente para a Pessoa com Deficiência – Leis, mitos e práticas de inclusão”,durante a Mobilização Social pelo Trabalho Decente para a Pessoa com Deficiência, no Osasco Plaza Shopping.

O livro traz um resumo sobre a legislação nacional e internacional que ampara a contratação de pessoas com deficiência; além de citar 25 exemplos de empresas e de entidades que abriram oportunidades para que as pessoas com deficiência pudessem mostrar seus talentos e habilidades nas mais diferentes áreas, do controle de qualidade ao teleatendimento.

“Trabalho Decente para a Pessoa com Deficiência” também mostra os êxitos e os desafios do Ministério do Trabalho em fazer cumprir a Lei de Cotas. Entre os desafios está a organização de uma base de dados sólida e confiável. Isso porque no Brasil, apenas 13,3% das 752.326 vagas reservadas pela Lei foram preenchidas.

Uma das explicações para essa disparidade é o nível de compromisso das Superintendências Regionais espalhadas pelo país com a fiscalização das contratações. Isso fica explícito ao se comparar os dados de São Paulo com o de outros estados. Até 2007, São Paulo havia registrado 79.479 contratações, atingindo 37,3% de cumprimento da Lei. Somente a ação da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Osasco e Região garantiu a ocupação 61,2% das vagas existentes.

A publicação também traz um breve histórico sobre a forma como a sociedade vê e trata as pessoas com deficiência.”É um livro completo. A partir dele, a gente começa a entender o processo da deficiência e que a gente tem que dar oportunidade para a pessoa com deficiência mostrar o que tem de bom”, avalia Fábia Aparecida Silva, analista de recursos humanos da ThyssenKrupp Elevadores.

O livro também é forma de estimular as pessoas com deficiência. “É um grande incentivo para a pessoa com deficiência porque com o livro elas descobrem que é possível entrar no mercado de trabalho”, afirma Lilian Zocateli, gerente administrativa da AACD Osasco.

A publicação está disponível em formato impresso, em Braille e em MP3. A escola Senai-Itu é a parceira para a distribuição aos deficientes visuais.

Deficientes visuais –O evento de lançamento contou com a presença de diversas pessoas com deficiência visual, que tiveram um destaque especial para derrubar mitos existentes até no poder judiciário, que por desconhecimento consideram limitada a área de atuação profissional dessas pessoas. A cantora Giovanna Maira; o instrutor do Senai-Itu, Gelson Inácio dos Santos; e o grupo de hip-hop do Instituto Educação Solidária apresentaram um pouco de seu trabalho e mostraram que a deficiência visual não lhes impedem de trabalhar em áreas tão diversas.

O lançamento também foi prestigiado pela Gerente Regional do Trabalho e Emprego, Drª Eladir Liane Maes Correa, e pela presença das secretárias Dulce Helena Cazunni (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão) e Gilma Rossafa (Promoção e Assistência Social), que falaram sobre as ações que o município de Osasco adota e planeja criar para proporcionar mais oportunidades às pessoas com deficiência. Compareceram representantes de empresas, sindicatos, entidades especializadas, representantes de órgãos públicos, escolas e freqüentadores do Shopping.

Também houve a distribuição de materiais informativos e lúdicos de diversas entidades parceiras.

Agenda de atividades e serviços pela inclusão:

Palestra “Desperte o gigante que existe dentro de você”,

com a prof. Maria de Lourdes Ferreira Machado

promovida pela APAE – Barueri

Data: 18/06

Local: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto – Barueri

Ingresso: 1 pacote de folhas de sulfite

Informações: (11) 4198-5364/ (11) 4198-4010

E-mail: apae@apaebarueri. org.br

AACD – Osasco oferece aparelhos ortopédicos gratuitos, em convênio com a Secretaria de Saúde de Osasco

Aparelhos: cadeiras de rodas, bengalas, palmilhas ortopédicas, coletes, próteses, cadeiras de banho, muletas, andadores e calçados ortopédicos.

Informações: (11) 3604-5176

Av. Getulio Vargas, 1.150 – Jd. Piratininga – Osasco

Espaço da Cidadania

Rua Erasmo Braga, 307, 3º andar – Presidente Altino – Osasco – SP – CEP: 06213-008

Tel: 011 – 3685 0915 – e-mail: ecidadania@ecidadan ia.org.br

site: www.ecidadania. org.br


Free Hit Counter