Logotipo da OAB Sao Paulo, o
Duas iniciativas importantes: duas revistas da área jurídica abordam os temas da Acessibilidade  e da Inclusão em diversas esferas da vida social. Para que a inclusão aconteça de verdade, como queremos, é essencial que os operadores de Direito conheçam as conquistas e avanços, como os trazidos pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e, mais recentemente, com a aprovação da LBI – Lei Brasileira de Inclusão.
 
Os artigos estão em PDF e podem ser acessados por softwares leitores de tela.
 
1. O link direto para a 20ª. edição da Revista Digital Científica da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – ESA – OAB – SP é

http://www.esaoabsp.edu.br/revista/edicao20/data/document.pdf

Esta edição da Revista Científica Virtual da Escola Superior de Advocacia trata da IGUALDADE E DIGNIDADE sempre necessárias para a INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Aborda aspectos essenciais trazidos pela Convenção da ONU (dentre os quais se destacam o novo conceito de pessoa com deficiência e o princípio da não discriminação); traz também questões sociais e jurídicas que implicam ter um filho com deficiência; fala da educação inclusiva como um caminho essencial para a construção de uma sociedade mais justa e do trabalho como um direito fundamental, essencial ao resgate da cidadania das pessoas com deficiência; da ocupação de cargos elevados por profissionais nessas condições; trata do BPC Trabalho e, ainda, da incrível história de inclusão social de um advogado e seu cão guia.

2. A Revista do TRT 2 – Tribunal Regional do Trabalho tratou de acessibilidade e inclusão na sua 10ª. edição, em 2012: 

http://www.trtsp.jus.br/geral/tribunal2/Revistas/revista_eletronica/10_2012.pdf

Temas tratados: 

  • Acessibilidade
  • Doutrina
  • Comissão de Acessibilidade do TRT de São Paulo – Efetividade e ações afirmativas – Alvaro Alves Nôga
  • O novo conceito constitucional de pessoa com deficiência: um ato de coragem – Ricardo Tadeu Marques da Fonseca
  •  Barreiras arquitetônicas urbanísticas e nas edificações – Maria Eulália de Souza Pires e Darcio Reges Tomazelli
  • As políticas de capacitação das pessoas com deficiência e sua inclusão no mercado de trabalho brasileiro – Renata Bonfiglio e Ivo Cleiton de Oliveira Ramalho
  •  Lei de Cotas – Daniela Ferrari Kovács

Fonte – Marta Gil