Descrição do logotipo: palavra inclusive escrita à mão, em verde, entre parênteses laranja, com os pingos dos “is” laranja.
Descrição do logotipo: palavra inclusive escrita à mão, em verde, entre parênteses laranja, com os pingos dos “is” laranja.

Começamos a postar hoje uma série de atividades para ajudar na alfabetização. O conteúdo foi disponibilizado gratuitamente em inglês no site da Down Syndrome Foundation de Orange County, California, e é de propriedade do Down Syndrome Educational Trust, do Reino Unido, capitaneado por Sue Buckley.

Tradução: Patrícia Almeida para a Agência Inclusive
http://www.dsfoc.org/file_my_first_picture_words.pdf
Minhas Primeiras Palavras
Vamos olhar figuras

Por que fazê-lo?
Essa atividade vai:
. fazer com que a criança se acostume com seções de atividades
. introduzir sua criança a todas as figuras no pacote primeiras palavras
. ajudar sua criança a descobrir a ligação entre a palavra que você diz/sinaliza, e a figura que ela está olhando com você

Essa atividade é apropriada para minha criança?
Sim, se sua criança se interessar em ver fotografias e figuras em livros, por exemplo.
Se sua criança não se interessar em ver figuras, inicie-a nestas palavras usando objetos do dia-a-dia, brinquedos e fotos e leia livros de história para sua criança.

Do que vou precisar?
materiais
um conjunto de 4 figuras minhas primeiras palavras e sacola de pano veja e aprenda

seleção de vocabulário
Os cartões com figuras estão relacionados em grupos de 4 no formulário de relatório vamos olhar figuras.
Apresente os grupos na ordem em que estão relacionados.
Use mais de um grupo em uma sessão se conseguir manter o interesse da criança.

Lembre-se de ler o guia minhas primeiras palavras antes de começar esta atividade

Palavras extras
Olhe, mais, foi embora, acabou how do I do it?
1.Coloque o grupo de 4 cartões com palavras com a parte escrita para cima na mesa ou no chão.
2.Vire um dos cartões e faça a criança “olhar” para a figura.
3.Diga/sinalize o nome do objeto ou ação enquanto a criança olha para você e a figura.
4.Ajude a criança a colocar o cartão dentro da bolsa de pano e diga a ela que a figura “foi embora”.
5.Diga à criança que tem “mais”, e repita os passos anteriores para cada figura.
6.Quanto tiver virado todas as 4 figuras, diga a sua criança que o jogo “acabou”. Dê os parabéns a ela por ter seu “bom” desempenho em olhar e ouvir.

O que mais posso fazer?
• Olhar livros de figuras simples juntos, nomeando/sinalizando as figuras para a criança.
• Durante as atividades diárias, nomear objetos e figuras em que a criança se interesse, sinalizar as ações que a criança está fazendo, vendo ou sentindo o tempo todo.
• Fazer uma coleção com os itens dos cartões de minhas primeiras palavras com objetos reais para mostrar junto com as figuras. Por exemplo, use um urso para mostrar “dormindo”, e mostre “bebendo” com um copo de brinquedo. Se a criança ainda estiver começando a se interessar por olhar figuras isso vai ser muito útil para manter sua atenção.
• Um a um, esconda os cartões debaixo de um pano. Pergunte “O que é isso?” e tire o pano para revelar a figura.
• Tente colocar todos os cartões no chão, jogar um saquinho com feijões e ver onde ele cai. Daí olhe para a figura onde caiu e diga o nome/sinalize a palavra.
• Use pinos de boliche ou faça os seus decorando tubos de papelão. Coloque um cartão debaixo de cada pino, depois ajude a criança a rolar uma bola para derrubar os pinos. Olhe para a figura debaixo do pino derrubado e diga/sinalize a palavra
• Repita a atividade vamos olhar as figuras, mas ajude a criança a colocar as figuras dentro da caixa veja e aprenda depois dela ter olhado o cartão.
Quando eu devo prosseguir para a próxima fase?
Se vocês olharam todos os grupos de palavras juntos pelo menos duas vezes e a criança se interessou em olhar para cada grupo de 4 palavras você está pronto para ir para a próxima atividade – vamos casar figuras.
If you have looked at all of the sets together at least twice and
your child has been interested in looking at each set of four
picture cards, you are ready to move on to the next activity
– let’s match pictures.
http://www.seeandlearn.org/activities/look/
copyright © 2006 the down syndrome educational trust. all rights reserved. copying prohibited.


Free Hit Counter