Comitê paralímpico brasileiro - a bandeira brasileira e três traços coloridos

A praia de Copacabana será palco do Dia Internacional Paralímpico (International Paralympic Day, ou IPD, na sigla em inglês) no dia 7 de setembro. A data vai celebrar o marco de um ano para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016 e o início das vendas de ingressos para o evento. O anúncio foi feito após a conclusão da sétima revisão de Projeto do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 6 de maio.

Também foi divulgado que haverá 3 milhões de ingressos disponíveis para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, número superior aos 2,8 milhões vendidos durante Londres 2012. Os preços dos ingressos para os Jogos Paralímpicos serão divulgados no próximo dia 14 de maio.

Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), vice-presidente do IPC e diretor do Comitê de Integração Paralímpica do Rio 2016, Andrew Parsons destacou a importância do público para o sucesso dos Jogos.

“Muitos recordes serão alcançados pelos atletas durante os Jogos Rio 2016, mas o primeiro deles esperamos que seja batido pelos próprios espectadores. Os brasileiros têm papel principal na superação do recorde de vendas dos Jogos Paralímpicos, mas também contamos com os fãs internacionais para atingir esta meta fantástica”, disse Andrew Parsons.

Chefe-executivo do IPC, Xavier Gonzalez afirmou que o Dia Internacional Paralímpico será uma data marcante para reforçar o engajamento dos fãs.

“A menos de 500 dias para os primeiros Jogos Paralímpicos sul-americanos, esta Revisão de Projetos foi focada em como o Comitê Organizador, seus parceiros e o IPC podem engajar o público do Rio e do Brasil em torno do Programa de Ingressos. O Rio 2016 planeja vender o maior número de ingressos da história dos Jogos Paralímpicos e é importante que este processo comece bem, o que poderá acontecer através do Dia Internacional Paralímpico”, afirmou Xavier Gonzalez.

Durante os dois dias da Revisão de Projeto, também foram apresentadas atualizações sobre força de trabalho, acomodação, finanças, esportes, transmissão de TV, comercial, marketing e comunicação. Os governos municipal, estadual e federal informaram ao IPC sobre os avanços em acessibilidade, transporte e construção de instalações.

Xavier Gonzalez comemorou o encontro: “Em linhas gerais, tivemos reuniões muito positivas com o Comitê Organizador, que continua demonstrando entusiasmo na entrega de Jogos Paralímpicos de grande sucesso. Um planejamento que vem de anos agora começa a ser percebido e estamos confiantes que o Rio irá crescer a partir do sucesso de Londres 2012”.

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 acontecerão entre os dias 7 e 18 de setembro de 2016. Estarão presentes cerca de 4.350 atletas, de mais de 170 países, competindo em 22 esportes.

O primeiro Dia Internacional Paralímpico foi celebrado na cidade de Bonn, na Alemanha, em 2003, e todas as primeiras quatro edições aconteceram naquele país. O primeiro evento fora da Alemanha foi em 2011, em Londres, também para marcar o lançamento do Programa de Ingressos dos Jogos Paralímpicos que viriam a ser realizados no ano seguinte. Na ocasião, mais de 25 mil pessoas compareceram à famosa Trafalgar Square para participar de experimentações esportivas Paralímpicas, com a presença também de grandes atletas mundiais.