Durante os meses de agosto e setembro, a caravana da Escola de Gente e de seu grupo de teatro “Os Inclusos e os Sisos” vai atravessar cerca de 10 mil quilômetros do país

Máscaras da tragédia e da comédia

Durante os meses de agosto e setembro, a caravana da Escola de Gente e de seu grupo de teatro “Os Inclusos e os Sisos” vai atravessar cerca de 10 mil quilômetros do país levando o espetáculo “Ninguém mais vai ser bonzinho – Esquetes” para adolescentes e jovens, com ou sem deficiência, das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Com patrocínio da Vale e Lei Rouanet, a grande jornada marca oitava circulação do teatro acessível da Escola de Gente pelo país. A aventura cultural totalmente acessível vai cruzar as cidades de Açailândia, no Maranhão, Marabá, no Pará, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Governador Valadares e Itabirito, em Minas Gerais, e Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Todas as apresentações e Oficinas de Teatro Acessível realizadas pela Escola de Gente durante a circulação oferecerão diversas medidas de acessibilidade desde a chegada aos locais do espetáculo, com visita guiada ao cenário, folder em braile e letra ampliada, além de intérprete de sinais, audiodescrição e legenda eletrônica durante as apresentações.

Na longa viagem através do Brasil, a caravana da Escola de Gente levará 190 quilos de cenário, 22 profissionais, entre atores, diretores, equipe técnica e de coordenação, além da força da campanha “Teatro Acessível. Arte, Prazer e Direitos” que, dentre outras conquistas, fez nascer o projeto de lei que instituiu o dia 19 de setembro como o Dia Nacional do Teatro Acessível.

Ninguém Mais Vai Ser Bonzinho foi o primeiro espetáculo de teatro do Brasil a cumprir os Decretos Federais e Legislativos que garantem oferta de acessibilidade física e na comunicação para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A peça estreou no Rio de Janeiro em 2007 e graças ao apoio da Lei Rouanet circula desde 2009 por diversos estados brasileiros, sempre com total acessibilidade.

Confira a agenda de apresentações de 2014:

Agosto:

Dias 19 e 20 – Açailândia, MA

Setembro:

Dias 2 e 3 – Campo Grande, MS

Dia 16 – Itabirito, MG

Dia 18 – Governador Valadares, MG

Dia 23 – Mangaratiba, RJ

Outubro:

Dias 2 e 3: Marabá, PA