Volta ao mundo em 13 escolas

Conheça as experiências brasileiras do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento e do CIEJA Campo Limpo, entre outras, do mundo inteiro.

Para baixar o livro “Volta ao mundo em 13 escolas”, os autores pedem em troca que você compartilhe a página http://educ-acao.com/ nas suas redes. Basta escolher uma das três redes sociais abaixo, compartilhar/curtir e, logo após, o pdf do livro é disponibilizado para download.

Apresentação

Este projeto nasceu de uma motivação coletiva pela busca de modelos inspiradores de educação. Todos fomos e somos impactados profundamente por modelos educacionais desde cedo. Nosso aprendizado formal é um dos grandes responsáveis pelo que “vamos ser”. Quando crianças, nossa vida gira em torno das escolas. Quando jovens, nos deparamos com escolhas de disciplinas que vão delinear nosso futuro. Quando adultos, temos que tomar as mesmas decisões para nossos filhos. Movidos por inquietações ligadas à forma como entendemos educação hoje, um pequeno grupo se uniu em busca de reflexões e aprendizados em torno do assunto.

Foi assim, com estes desafios em mente, que um grupo de provocadores sonhou junto e desenhou um propósito em comum. Foi com um olhar não acadêmico em busca de inspiração que encontramos escolas, espaços de aprendizado, cursos formais e não formais que estão propondo novos formatos. Foi assim que chegamos a diversos modelos mundo afora: na India, na Suécia, na Indonesia, na Espanha, na Inglaterra, nos Estados Unidos… e no Brasil. Por acreditarmos na importância de escutar as experiências de quem está vivendo estes novos modelos, decidimos fazer uma jornada presencial por 12 destes espaços, em diferentes países e continentes. Vamos visitar estes locais, conversar com pessoas que compõem as histórias que dão vida e cor a estas iniciativas de educação.

Este blog é um espaço para compartilhar em primeira mão algumas das histórias que vão estar em um livro a ser lançado em 2013. Acreditamos que esta jornada precisa ser distribuída por todo o mundo e, por isso, este livro terá uma versão para free download e também compartilhará seu conteúdo em Creative Commons.

Se quiser nos apoiar de alguma forma, por favor entre em contato: contato@educ-acao.com