Pomba, preenchida com o quadro de Picasso Guernica, representando os Direitos Humanos

Muitos brasileiros foram às ruas em junho, para pedir melhoria nos serviços básicos, como transporte público, saúde e educação. Bandeiras contra o mau uso do dinheiro público também foram levantadas pelos manifestantes.

Além da comoção causada por este despertar social, as manifestações levam ao questionamento sobre a representatividade que temos hoje. Na maioria das cidades as bandeiras partidárias não foram aceitas, nem se apresentaram líderes que conduzissem a multidão.

É possível pensar então em lutar por uma democracia direta e não somente representativa?

Como garantir que, no meio da multidão, todos sejam ouvidos, até os pequenos grupos com menos representantes?

A resposta ao desejo das ruas veio com a proposta de plebiscito feito pela Presidenta da República. A reforma do sistema político voltou à pauta. O tema é discutido há mais de dez anos pelo Congresso Nacional e agora há uma chance real de sair do papel.

Para conversar sobre esses e outros assuntos ligados ao momento vivido pela democracia brasileira, vai ser iniciado, no dia 27 de julho de 2013, das 17:00 às 18:30 horas, um ciclo de debates via internet.

O texto base para essa primeira discussão é o texto inédito de Leonardo Boff, que, entre outras coisas faz uma análise desse movimento iniciado em junho e como ele pode significar um avanço para a democracia brasileira.

Quem estiver interessado deve criar uma conta no skype e remeter o endereço aos encargos de Fabricio (Assessor da Sede Nacional do MNDH) para que possamos adicionar e realizar nosso primeiro debate. Para participação envie seu nome de usuário do skype para:fabricio@mndh.org.br juntamente com seu nome e entidade que representa.

Ver mais em: http://www.mndh.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3370&Itemid=56