Uma mão desenha um sol

Considerado entre as mais significativas distinções jornalísticas do país, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece, ano a ano, trabalhos que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos nas mais variadas mídias. A iniciativa conta com o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

A participação é aberta a todos os jornalistas profissionais brasileiros em nove categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet e Categoria Especial (envolve todas as mídias) que, neste ano, tem como tema “Violências e agressões físicas e morais contra jornalistas e contra o direito à informação”.

Para concorrer, os candidatos devem inscrever-se online preenchendo a ficha cadastral e anexando sua obra publicada no período compreendido entre 4 de agosto de 2012 e 4 de agosto de 2013.

Assim como na edição passada, a escolha dos vencedores será realizada em sessão pública, com transmissão ao vivo pela internet. O julgamento dos trabalhos será no dia 1º de outubro, na Sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de outubro, às 19h30, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Prêmio Especial Vladimir Herzog 2013

Desde 2009, a Comissão Organizadora indica jornalistas para serem agraciados com o Prêmio Especial pelos relevantes serviços prestados às causas da Democracia, Paz, Justiça e contra a Guerra. A iniciativa das instituições promotoras retoma proposta original do Prêmio, que previa tal homenagem a personalidades ou jornalistas que jamais inscreveriam seus trabalhos em qualquer tipo de concurso.

Já foram homenageados Lourenço Diaféria (in memoriam), David de Moraes, Audálio Dantas, Elifas Andreato, Alberto Dines e Lúcio Flavio Pinto. Neste ano, receberão as homenagens outros três grandes nomes da imprensa brasileira: Perseu Abramo (criador do Prêmio, in memoriam), Marco Antônio Tavares Coelho e Raimundo Pereira.

PVH completa 35 anos

Vale lembrar que, em 2013, o Prêmio Vladimir Herzog completa 35 anos e diversas comemorações já estão agendadas para o mês de outubro, em São Paulo.

De 17 a 27 o foyer do Auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina abrigará uma exposição sobre a história dos 35 anos do Prêmio.

No dia 21, no Itaú Cultural, haverá o Seminário Internacional sobre Violência contra Jornalistas com presenças já confirmadas de Jim Boumelha, presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ); de Celso Schröder, presidente da Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe (FEPALC) e da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), da jornalista mexicana Anabel Hernández (“Os Senhores do Narco”) e do presidente executivo do Newseum e Freedom Forum, James C. Duff.

Fonte: RETS