Foto: Iara Xavier/Caçadores de Bons Exemplos

Ação: Projeto Casa da Criança
Objetivo: Reformar instituições que atendem crianças
Cidade: Recife – PE
Como ajudar: www.projetocasadacrianca.com.br
Saiba mais em A Vida é Uma Viagem.

Que delícia foi conhecer Patrícia!!! Apesar de todos os compromissos, ela parou um pouco para nos atender e para preencher nossos corações com sua alegria por fazer o bem.

Com o objetivo de desenvolver um trabalho social e beneficente para crianças, os arquitetos Patrícia Chalaça e Marcelo Souza Leão reuniram, em 1999, arquitetos e decoradores no Recife (PE) e promoveram o Projeto CASA DA CRIANÇA.

O Projeto CASA DA CRIANÇA é uma organização que defende os direitos das crianças e adolescentes em território nacional através de ações que vão desde reformas e construções a ações de interesse nacional que primam pela qualidade do atendimento a exemplo do Programa CIA DOS ANJOS (que fortalece as unidades após as intervenções). Também trabalha para a influência nas políticas públicas cobrando junto aos governos suas responsabilidades para com a infância e na melhoria do atendimento ao câncer infantil, junto com o Parceiro Instituto Ronald McDonald.

Desde a realização da ação no abrigo público Casa de Carolina, no Recife (PE), onde atuaram 60 arquitetos e decoradores, 27 construtores e mais de 500 empresas beneficiando 100 crianças, o Projeto vem sendo referência em outros Estados. Hoje, o Projeto CASA DA CRIANÇA está presente em 15 estados brasileiros (mais o Distrito Federal), em todas as regiões do país. São mais de 2 mil arquitetos e decoradores, 1000 construtoras e 20 mil empresas que participam do CASA DA CRIANÇA, contribuindo com a transformação de abrigos, creches, espaços para adolescentes, atendimento ao câncer infanto-juvenil e portadores de necessidades especiais. São mais de 20 mil crianças e adolescentes atendidos nas 35 instituições beneficiadas.

Física (Obras) – Franquia Social

O Projeto CASA DA CRIANÇA vem ampliando suas ações e multiplicando ideias através da sua Franquia Social, uma equipe de voluntários que representam o Projeto nos diferentes estados brasileiros. Os grupos recebem treinamento até estarem aptos a integrar a rede, hoje composta por mais de 50 profissionais ativos em 16 estados, espalhados em todas as regiões do País. Os voluntários ainda recebem assessoria permanente.

O grupo de Franqueados Sociais é formado por quatro profissionais em cada cidade. Dois deles devem ter formação em arquitetura. Os franqueados aplicam a tecnologia desenvolvida “Franquia Social do Projeto Casa da Criança” e recebem assessoria permanente durante todo o processo de implantação. A Franquia Social é cedida sem qualquer custo, e, para adquiri-la, o grupo deve participar de treinamento realizado anualmente, que envolve entrevista individual dos participantes, apresentação do Projeto CASA DA CRIANÇA e avaliação dos participantes. A ideia é padronizar as várias ações dos franqueados localizados nas diferentes regiões do País, com o objetivo de aumentar a credibilidade e eficácia do Projeto. A coordenação nacional está sediada no Recife (PE) e acompanha todas as etapas do trabalho, desde a análise e definição da instituição, até a aprovação do projeto arquitetônico geral, lançamento do Projeto, acompanhamento da obra e inauguração do espaço. Após um ano de trabalhos bem sucedidos, os franqueados podem renovar o contrato com o Projeto, realizar reformas e dar continuidade ao processo de multiplicação das equipes, através de treinamento e supervisão de novos grupos que implantarão o Projeto em outras cidades.