Cultura educaComo identificar os diversos espaços culturais e educativos de uma comunidade?

E como integrá-los às práticas da educação formal para que potencializem, inspirem e conversem com o cotidiano escolar?

O portal Cultura Educa vai mapear iniciativas culturais e educativas do entorno de 15 mil escolas públicas brasileiras.

O objetivo é não apenas localizar tais iniciativas, mas relacioná-las a camadas de informação estratégicas para a compreensão das particularidades de cada território e o planejamento de ações.

Conheça a proposta do portal CulturaEduca

O CulturaEduca é um portal aberto e gratuito que tem como objetivo contribuir para a troca e produção de metodologias que promovam a articulação entre cultura e educação.

Nesse espaço virtual poderão interagir educadores, agentes culturais, estudantes, gestores de políticas públicas, pesquisadores de diversas áreas e interessados em geral.

O portal prevê os seguintes conteúdos:

* Mapa interativo com informações de 15 mil territórios educativos das escolas que fazem parte do Programa Mais Educação do Ministério da Educação (MEC) * Fóruns para debate, troca e produção de metodologias * Painel de indicadores para acompanhamento e avaliação das ações de Cultura e Educação * Galeria para construção de acervo (textos, imagens, vídeos e áudios)

Mais que um site

O CulturaEduca pretende ser também um instrumento pedagógico virtual, onde alunos e professores poderão consultar, produzir e inserir de maneira interativa informações sobre o território educativo de sua escola.Pretendemos aqui criar uma “ponte” que contribua para a interação dos saberes culturais locais aos processos educativos formais, e, ao mesmo tempo, promova a aproximação do projeto pedagógico das escolas aos interesses reais de sua comunidade.

Quem desenvolve?

Esse portal se encontra em fase de desenvolvimento (versão beta) e é produto do projeto “Mapeamento das iniciativas de Cultura e Educação” — fruto de uma parceria entre o Instituto Lidas, a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC) e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

Contribui para produção de conteúdo do portal a Casa das Arte de Educar, do Rio de Janeiro, que atualmente promove uma pesquisa-ação nas 5 regiões do país, também em convênio com o MinC.

Além do Instituto Lidas e da Casa da Arte, a Secretaria de Políticas Culturais/MinC e a Secretaria de Educação Básica/MEC compõem um comitê gestor que acompanha e debate os objetivos e conteúdos desse portal nessa fase de desenvolvimento.

Não se acanhe!

Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário sobre o portal CulturaEduca ou sobre o projeto “Mapeamento das iniciativas de Cultura e Educação” você pode entrar em contato conosco no endereço contato@culturaeduca.cc