Mãos de pessoa idosa

O documentário traz depoimentos que compõem um retrato bastante humano do desafio de envelhecer no Brasil de hoje e discute as consequências do recente aumento da população de idosos para o País.

O Brasil tem hoje quase vinte milhões de idosos. Em três décadas, 55 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos. Com base nesses números, o novo documentário produzido pelo Núcleo de Longos Formatos da TV Câmara mostra as mudanças no perfil demográfico do país e debate as consequências que o recente aumento da população de idosos vem trazendo para as políticas de Saúde, Previdência e Assistência Social.

Como fio condutor, o documentário Longevidades apresenta a rotina e os depoimentos de brasileiros que vivem diferentes realidades: a professora aposentada que cuida dos bisnetos; o vendedor ambulante que nunca pagou INSS; o idoso sem família; a aposentada que prefere morar em asilo; o aposentado que voltou à universidade; o portador de Alzheimer que conta com o amor da família. Esses são alguns dos personagens que compõem um retrato bastante humano do desafio de envelhecer no Brasil de hoje.

Fonte: Cuidar de Idosos