Os eleitores de Aracaju (SE) definiram, na eleição deste domingo (7), a composição da Câmara Municipal, que contará a partir de 2013 com 24 vereadores, cinco a mais do que os atuais 19 ocupantes, sendo 9 reeleições e mais 15 novos vereadores. Entre as novidades está à presença do deficiente visual, Lucas Aribé.

Candidato pelo PSB, Lucas, foi eleito pela primeira vez com 4.311 votos, ficou na 10ª colocação e será o único deficiente visual a compor a Câmara Municipal de Aracaju, em 2013. Aos 26 anos, Lucas é jornalista, radialista, educador, músico, cantor e autor do livro ‘Educação Inclusiva e Deficiência Visual, sendo essa, a primeira obra sergipana lançada simultaneamente em tinta e modo digital acessível.

Lucas Aribé é o único vereador na câmara municipal   de Aracaju (Foto: Divulgação)
Lucas Aribé é o único vereador na câmara municipal de Aracaju (Foto: Divulgação)

Atualmente desenvolve suas atividades na assessoria de comunicação de uma universidade de Sergipe e como professor em uma instituição de ensino profissionalizante. O novo parlamentar está no rádio desde 2007, e é o primeiro comentarista esportivo cego do estado. Em 2010 seu trabalho foi destaque de uma reportagem veiculada no programa Esporte Espetacular da Rede Globo.

Na educação de inclusão, Lucas Aribé, ministrou aulas de informática na Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise), foi assessor geral de programas e projetos de divisão de educação especial. Por fim, Lucas é o representante de Sergipe como instrutor e palestrante em eventos nacionais.

Uma de suas principais propostas é o acesso de pessoas cegas ao ensino regular, superior e cursos técnicos com autonomia e liberdade, além da igualdade de condições com os demais candidatos na hora de fazer concursos públicos.

Lucas revelou que essa foi uma vitória da acessibilidade. “Quero agradecer a todos que me apoiaram durante esse processo. Não tenho palavras para descrever a forte alegria que sinto. Foi uma vitória da acessibilidade, uma vitória de todos vocês”.

Aribé agradeceu a todos as pessoas que o ajudaram a mostrar a proposta de uma cidade sem barreiras “Ontem consagramos o fim de uma luta após uma campanha cansativa, mas alegre e emocionante. Um forte abraço a todos os amigos e familiares que comigo estiveram presentes todos os dias nas ruas em sinais, escolas, faculdades levando a proposta de Uma Cidade Sem Barreiras e que fizeram conquistar 4311 votos”.

O novo vereador finalizou deixando bem claro que seu grande propósito é estar ao lado dos deficientes. “Tal quantidade foi depositada nas urnas com o coração, com a esperança da renovação. Agora serão quatro anos de pura dedicação ao que sempre, fiz lutar pela dignidade e acesso para aqueles que sempre foram esquecidos. E sei que com o apoio de todos vocês conseguirei ampliar muito mais a nossa filosofia, a nossa proposta de ‘Uma Cidade Sem Barreiras’. O meu muito obrigado”.

Fonte: G1