Foto: Iara Xavier/Caçadores de Bons Exemplos

Ação: Instituto Luciano Barreto Júnior
Objetivo: Inclusão social de jovens
Cidade: Aracaju – SE
Saiba mais em A Vida É Uma Viagem.

Hoje visitamos o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) que foi constituído no dia 23 de janeiro de 2003, tendo como objetivo principal possibilitar a infoinclusão social de adolescentes e jovens sergipanos, através de diversos cursos, palestras, atividades socioeducativas, artes, preparação para o mundo do trabalho e a cidadania.?? O Instituto é o resultado concreto do sonho de Luciano Júnior, um dos diretores da Construtora Celi, que via a necessidade de constituir uma entidade para sistematizar e ampliar as ações sociais já realizadas pela empresa. Luciano Júnior faleceu sem concretizar suas ideias, mas deixou-as como base para a implantação do Instituto, que hoje reflete seu desejo de fazer uma sociedade mais justa e igualitária. O diretor-presidente da Celi, Luciano Franco Barreto, assumiu o compromisso de concretizar os sonhos de seu filho, criando, assim, o Instituto Luciano Barreto Júnior. Esta é uma prova que podemos transformar a dor em grandes obras.

É uma instituição sem fins lucrativos, onde todos os recursos financeiros necessários para a manutenção e implementação das suas ações são providas pela Construtora Celi Ltda. Desde sua criação, o ILBJ já formou cerca de oito mil alunos.??

O ILBJ atua especificamente na área socioeducativa como forma de preparação para o trabalho e cidadania para jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoal, através de um projeto âncora de socioinclusão digital, o Projeto “Conectando com a Vida”. Além dos diversos outros projetos, o Instituto promove o acesso ao conhecimento com a realização de oficinas temáticas, palestras e atividades educativas, sempre visando preparar o jovem para o mundo do trabalho e, principalmente, para a vida.

Os projetos executados são:

Projeto Conectando com a Vida Projeto âncora do ILBJ, agregador de todos os demais projetos, tem como objetivo promover o processo de infoinclusão social de jovens em risco social e pessoal, desenvolvendo competências fundamentais para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania. Informática, matemática, português e Cidadania e trabalho, arte-educação, são algumas das ações empreendidas por este projeto que tem duração de 10 meses.

Projetos Culturais Uma grande preocupação do ILBJ é com o conhecimento cultural do jovem cidadão. Para ampliar tal conhecimento, são promovidas atividades adicionais, nas mais diversas áreas, como aulas de Teatro, Coral, e Oficina de Comunicação e Mídia. Além disso, freqüentemente são promovidas palestras sobre diferentes temas, incentivando no aluno a vontade de aprender cada vez mais.

Despertar para o Conhecimento A proposta pedagógica com duração de oito meses valoriza a experiência e vivência do operário de obras da Construtora CELI, como possibilidade de ser retomado em seu mundo a relação com o saber. O retorno ao contexto socioeducativo eleva sua autoestima e autoconfiança viabilizando um natural movimento de mobilização para a construção de novos conhecimentos e novos espaços sociais que venham a torná-lo um ser humano cada vez melhor e cidadão pleno consciente de direitos e deveres.

Crescer para o Futuro Tem em vista oportunizar a ressocialização de jovens e adolescentes advindos de instituições de acolhimento. Trata-se de uma parceria com o Ministério Público de Sergipe de natureza humanística que tem na educação motor para o processo de transformação pessoal e social. O projeto tem duração de 10 meses e está constituído das disciplinas básicas: informática, matemática, português e Cidadania e Trabalho.

Cidadão do Mundo através da parceria com Yázigi, o projeto visa mobilizar a comunidade para a importância da universalização do idioma Inglês, ampliando oportunidades de formação, além de promover o desenvolvimento pessoal, cultural e social dos jovens nos âmbitos da família, escola e comunidade.

ILBJ Portas Abertas Direcionado aos pais dos jovens o projeto tem como objetivo trazer os pais para dentro do ILBJ como possibilidade de promover a alfabetização informacional (ALFIN) e como forma de contenção de abandono. Estaremos fazendo dos pais nossos maiores aliados na permanência dos filhos no Instituto. Será disponibilizado cursos de curta duração de até no máximo 30h/a de informática, economia doméstica, nutrição cuidados com a saúde, etc.

Jovem Aprendiz ILBJ O projeto segue as diretrizes instituídas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, obedecendo a carga horária estabelecida no documento da Lei assim como todas as exigências formais para consolidação de um contrato de aprendizagem. Adaptado ao projeto Conectando com a Vida será desenvolvido de forma modular possibilitando o jovem uma formação técnico-profissional na área de assistente administrativo.

A caminho da Universidade Direcionado aos jovens que irão prestar vestibular, este projeto tem como objetivo disponibilizar aulas durante o ano das disciplinas de modo geral. Trata-se de um projeto que traz ao ILBJ professores voluntários consolidando a responsabilidade social da educação com jovens em situação de vulnerabilidade. O projeto surgiu a partir da parceria instituída desde 2010 com a FASE/ Estácio de Sá, a instituição oferta duas bolsas integrais em qualquer área do conhecimento a cada semestre para jovens do ILBJ.

Arte Educação Este projeto objetiva atender as instâncias culturais que devem ser fomentadas em todos os processos de aprendizagem. Tem em vista oferta cursos de teatro, dança, moda, HQ, fotografia, poesia, etc.

Construindo ambiências sustentáveis Trata-se de uma iniciativa que tem como propósito fomentar nos jovens a preocupação com a sustentabilidade ambiental. Será um projeto que estará permeando todo planejamento pedagógico e psicossocial de 2012.

Saibam mais em:http: www.ilbj.org.br
Av. Barão de Maruim, 442 Centro
Aracaju – SE (79) 3224.2323