Ação: Despertar Trancoso
Objetivo: Profissionalização e cultura para jovens
Cidade: Trancoso BA
Como ajudar: despertartrancoso@gmail.com
Saiba mais em http://www.avidaeumaviagem.com.br/blog/despertar-trancoso/

Caçadores de bons exemplos, a vida é uma viagem

Parabéns Kelly por sua iniciativa e por conseguir unir tantas pessoas ao redor deste ideal.
Teatro, permacultura, yoga e profissionalização na área de turismo.CURSOS DE QUALIFICAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
Despertando os jovens de Trancoso.
A Associação Despertar tem como objetivo em suas oficinas que estarão sendo desenvolvidas no decorrer de todo o ano, desenvolver a auto-estima, capacitar e profissionalizar adolescentes e adultos da região Sul da Bahia (Iniciando por Trancoso) na área de turismo e hotelaria que é a principal fonte de renda da região, ressaltando a importância do turismo como fator de integração social e desenvolvimento econômico, além de instruí-los e orientá-los sobre a importância da sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Os projetos desenvolvidos pela Associação terão como finalidade, neste primeiro passo, educar, profissionalizar e orientar os alunos da Associação Despertar, que é uma Associação sem fins lucrativos, através de cursos de turismo, recepção hoteleira, reservas, garçom, camareiras, guia turístico, cursos de idiomas voltados para a linguagem turística além de oficinas de arte em geral como dança, ginástica para melhor idade, teatro, reciclagem e permacultura (horta comunitária) desenvolvendo a sustentabilidade.

Os alunos das oficinas de turismo e hotelaria terão acesso a um estágio não remunerado na Casa Grande São Vicente em Arraial D´Ajuda para colocar em prática todo o aprendizado teórico sob a supervisão dos gerentes e diretores da pousada.
Após o estágio, o aluno receberá um certificado de aprovação do curso e terá um cadastro junto a Associação de seu desempenho no decorrer do curso para que pousadas, restaurantes, organizadores de eventos, residências, possam estar entrando em contato com a Associação para buscar profissionais qualificados para trabalhos remunerados fixos ou free-lance. A Associação se encarrega de encaminhar e indicar os melhores alunos e profissionais para a vaga solicitada.
Essa iniciativa trará mão de obra qualificada para a região sem a necessidade de buscar fora, dará uma oportunidade de aprendizado aos moradores e maior profissionalismo para as empresas interessadas em darem um melhor atendimento e serviço a seus hóspedes e clientes.
A Associação Despertar vem como uma forma de incentivar o aperfeiçoamento e aprimoramento das áreas de interesse de cada aluno, fazendo com que mais pessoas busquem melhores oportunidades e tenham um aprendizado constante além de ocupar o tempo livre das crianças e adolescentes com atividades educacionais.
Um projeto ousado e ambicioso, que deseja integrar a comunidade e empreendedores, estabelecendo parcerias que possam beneficiar cada vez mais os alunos participantes dentro da comunidade e do mercado de trabalho de uma forma geral. Isto é muito importante, pois além de gerar divisas, quando capacitamos o trabalhador, conseguimos aumentar suas chances de empregabilidade gerando mais empregos, aumentando renda e conseqüentemente, alcançamos o objetivo da inclusão social.

QUAL A REALIDADE ATUAL?
Falta de profissionalismo e ética no mercado de trabalho. Dons e habilidades desperdiçados por falta de oportunidades.
Atualmente a cidade de Trancoso vem crescendo muito e desordenadamente, isso gera falta de mão de obra qualificada e busca de profissionais fora da cidade de Trancoso. Adolescentes estão nas ruas, entrando no mundo das drogas ao invés de estarem estudando e sendo orientados e qualificados por profissionais que queiram mudar a realidade atual dessas crianças e adolescentes.
As pousadas hoje tem uma rotatividade de profissionais muito grande por não encontrarem na comunidade local pessoas qualificadas, buscam profissionais fora de Trancoso e os mesmos chegam para trabalhar por um curto período de tempo dificultando o aperfeiçoamento e a continuidade de um trabalho com qualidade nos serviços e um bom atendimento dentro dos empreendimentos turísticos do local.
Com a falta de mão de obra qualificada os serviços ficam defasados e o turista não volta. Embora Trancoso tenha uma das mais belas praias do país não é o suficiente para que o turista saia satisfeito e retorne ao local.
É importante investir na melhora dos serviços ligados a este segmento para cativar os que vêm pela primeira vez para conhecer o local, e principalmente para fidelizar este turista para que retorne outras vezes e divulgue não apenas nossas belezas naturais, mas também, nossa excelência em serviços e atendimento.
O mercado turístico hoje está muito exigente! E não basta belas paisagens naturais, é preciso ter mão de obra qualificada e excelência nos serviços e atendimento.
Trancoso hoje não possui estruturas turísticas no local para atender a demanda atual. Já não é mais um vilarejo hippie dos anos 70, cresceu e cresce a cada dia. Mas se não tivermos um crescimento turístico ordenado e qualificado, corremos um grande risco de tornar Trancoso um destino desestruturado.
A falta de orientação e instrução a comunidade local gera também problemas sócio-ambientais que atualmente podemos ver nitidamente nas ruas de Trancoso um exemplo de descaso com os lixos e a falta de conscientização da população. Acarretando outros problemas ainda mais graves e denegrindo a imagem de Trancoso em relação a preocupação local com o meio ambiente.

QUAL A IMAGEM FUTURA QUE SE QUER ALCANÇAR?
Tornar a região um exemplo de incentivo a profissionalização e educação sócio, econômica, cultural e ambiental, preocupado com a sustentabilidade local e com capacidade de oferecer serviços com excelência, a partir da integração e dedicação de moradores e empreendedores locais.
Mostrar que é possível a partir de um projeto social desenvolvido pela comunidade, treinar e qualificar pessoas para que as mesmas possam sair em busca de seu trabalho como forma de terem seu próprio ganho mensal, além de os tornarem melhores cidadãos, informados e instruídos sobre a preocupação e importância ambiental que cada ser humano precisa ter e se responsabilizar.
A Associação Despertar quer alcançar o crescimento econômico local desenvolvido através do turismo ajustado a proteção do meio ambiente.

PARA QUE?

O principal foco da Associação Despertar é orientar e profissionalizar crianças, jovens e adultos em seu tempo livre para que possam ter uma nova perspectiva de vida e não ficarem nas ruas entrando para o mundo das drogas.
Em todas as aulas o conceito de sustentabilidade será colocado em pauta mostrando a importância da preservação do meio ambiente e da reciclagem desde as pequenas atitudes dentre de casa.
Para muitos, um projeto complementar às atividades escolares. Para aqueles que já estão empregados, a oportunidade de aperfeiçoamento e destaque no mercado de trabalho, e para os que ainda não possuem um trabalho, a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho com uma profissão.

PARA QUEM?
Nesta primeira fase, os cursos de capacitação e profissionalização priorizam adolescentes e adultos. As crianças participarão das oficinas de arte em geral e inglês.
Serão 8 alunos no máximo em cada turma (exceto para as aulas de dança, teatro, ginástica e capoeira que poderão ser grupos maiores). O projeto prioriza o ensino com grupos pequenos para um melhor aproveitamento do curso, dando uma atenção especial e individual a cada participante de acordo com as necessidades. E se preciso for, acompanhamento com a família.

O QUE SE PRETENDE?
Desenvolver habilidades e estimular a criatividade e o aprendizado dos jovens e adultos que tem a vontade de aprender mas que ainda não tiveram uma oportunidade.
A Associação pretende que os alunos possam sair em busca de novas oportunidades de trabalho usando o que se aprendeu em aula, como forma de gerar sua própria renda.
Envolver toda a comunidade, demonstrando que a região do Sul da Bahia não é apenas um paraíso de belas praias, mas também um lugar de profissionais preocupados com o bem estar de todos, onde os empreendedores locais se preocupam com a educação e o desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos assim como o desenvolvimento sustentável da região.

Além das oficinas profissionalizantes, estarão sendo desenvolvidas, ao mesmo tempo, oficinas de permacultura (horta comunitária), música, artesanato, reciclagem, ioga, ginástica para terceira idade, dança e capoeira, além de estar aberto a outras oficinas que forem viáveis ao projeto como forma de desenvolvimento da auto-estima despertando as habilidades de cada participante. Estas oficinas estarão abertas a toda a comunidade, dando preferência as pessoas carentes, fazendo um trabalho não só com as crianças mas também com a família das pessoas participantes do projeto. Uma forma de desenvolver um trabalho dentro da casa dos participantes do projeto.
Com a oficina de permacultura, estaremos fazendo uma horta comunitária, onde os pais dos alunos participantes dos projetos poderão estar usufruindo e colhendo os alimentos para seu próprio consumo.
Com as oficinas de artesanato e reciclagem estaremos profissionalizando os alunos e criando produtos para serem expostos e vendidos como uma forma de incentivo e arrecadação de dinheiro como reconhecimento de seu trabalho e esforço. Parte desta arrecadação irá para o projeto e parte para os alunos.
Com as oficinas de música, dança, desenho, capoeira e teatro estaremos buscando despertar o dom que existe dentro de cada um e treinando e ensaiando para futuras apresentações a comunidade local e turistas.