Capa do livro, onde se vê uma classe composto de alunos com e sem deficiência

A UNAMA colocou à disposição dos leitores o livro “Educação inclusiva e violência nas escolas”, que reúne diversos trabalhos sobre a temática da educação inclusiva e violência no ambiente escolar.

(…) No que concerne à educação inclusiva, em junho de 1994, na cidade da Salamanca – Espanha ocorreu a Conferência Mundial de Educação Especial. Participaram oitenta e oito países e vinte cinco organizações internacionais. Neste evento buscou-se consenso para a formatação de uma política de integração e de educação inclusiva.

No entanto, para que se possa adentrar no polêmico campo da educação inclusiva, necessita-se verificar em que condição se encontra a escola, o clima escolar, já que a inclusão educacional deste segmento se fará nas escolas convencionais, recorrendo para isso ao princípio constitucional da igualdade e equidade. Para que alcance seus objetivos, a educação inclusiva precisa que a escola, como espaço de política pública, apresente condições mínimas e flexibilidade para acolher esta nova demanda. No entanto, a realidade atual das escolas é preocupante, especialmente quanto ao tema sobre ocorrência de violência escolar. (…)

Link para download.