Uma criança segurando a bandeira do Brasil

Apresentação

Existe total consenso sobre o fato de que a atenção integral e de boa qualidade durante a primeira infância é imprescindível para garantir a todos igual oportunidade para o desenvolvimento pleno do seu potencial de forma a alcançar uma vida longa, saudável e de sua escolha.

Ao longo da última década multiplicaram-se as ações e melhorou-se a qualidade da atenção à primeira infância no país. Diversas inovações extremamente efetivas foram introduzidas pelo governo federal, estados e vários municípios. O resultado de todas estas inovações, e a expansão e melhoria na qualidade dos serviços mais tradicionais traduziram-se num avanço sem precedentes nos indicadores de desenvolvimento infantil, em particular no que se refere à redução da mortalidade e da subnutrição.

A despeito deste acentuado progresso a maioria dos indicadores ainda permanece em níveis inadequados havendo, portanto, a necessidade de continuidade. Novos avanços poderão ser alcançados ao longo de dois caminhos complementares. Em primeiro lugar, pela adoção, ao nível nacional, das principais inovações estaduais e municipais. Em segundo lugar, pela consolidação dos programas e ações setoriais já existentes, principalmente nas áreas da saúde, assistência social e educação, num único programa que busque garantir atenção integral à primeira infância.

O objetivo deste evento é duplo. Em primeiro lugar, visa apresentar e debater uma proposta para a integração das políticas e programas voltados para a primeira infância nos três níveis de governo e, em particular, a construção de um protocolo básico para a atenção à primeira infância em todo país. Em segundo lugar, busca promover a divulgação e o debate das inovações na atenção à primeira infância que vêm sendo introduzidas no país por diversos municípios, estados, e também ao nível federal.

Data: 26 e 27 de outubro de 2011
Local: Royal Tulip Brasília Alvorada – Ballroom 03 – SHTN, Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C – Brasília – DF
Informações ou inscrições: cerimonial.sae@presidencia.gov.br
Telefone: 61 3411-4672