Cartaz - o texto abaixo e uma rosa vermelha

Em 2011 o movimento pestalozziano comemora 85 anos de dedicação às pessoas com deficiência no Brasil. A realização do XIII Congresso Nacional das Associações Pestalozzi enaltece ainda mais essa conquista de todos que fazem parte desta família.

Para compreender a existência do movimento pestalozziano, temos que reportar alguns séculos e chegar até 1746. Neste ano nascia em Zurique (Suíça) um homem que viria a escrever novas páginas na história da pedagogia. Johann Heinrich Pestalozzi foi uma pessoa notável. Diante os horrores da invasão francesa, sua percepção voltou-se totalmente para as crianças marginalizadas. Educando com afeto, Pestalozzi apresentou ao mundo o seu método pedagógico, onde partia do mais fácil e simples, para o mais difícil e complexo, despertando assim o processo de aprendizagem natural das crianças.

O crescimento do movimento pestalozziano foi inevitável e desta forma aconteceu a expansão das unidades por todo o território nacional, porém de forma isolada. A professora Helena Antipoff, entendendo que era o momento de dar início a um processo de união das entidades, constituiu uma comissão com a finalidade de estudar os meios para a criação de uma Federação. Nasce então, em 1970, a FENASP (Federação Nacional das Associações Pestalozzi) que acolhe todas as suas afiliadas e agrega por norma estatuária o nome do município onde são criadas.

Além de representar as entidades federadas dentro e fora do país, a FENASP tem como competência básica a estimulação das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e a busca da garantia de defesa de direitos para que se estabeleça no Brasil um processo contínuo de inclusão social. Desde a sua fundação, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi desenvolve estratégias para a unificação das unidades em todo o território brasileiro. Uma das medidas propostas é o Congresso Nacional das Associações Pestalozzi, estando este incluso no estatuto da Federação.

O XIII Congresso Nacional das Associações Pestalozzi acontece de 23 a 26 de outubro de 2011, no Centro de Eventos e Convenções do Grupo Di Roma (grupodiroma.com.br/site/eventos-e-convencoes), na cidade de Caldas Novas/GO.

A programação do evento prevê a realização de palestras, mini-cursos, oficinas, exposições e outros, planejados com o propósito de tentar atender às diferentes expectativas e necessidades de todos os profissionais interessados.

Para maiores informações:
http://www.congressopestalozzi.org.br/