Flyer - descrição não fornecida

No próximo sábado, dia 10 de setembro, acontece na cidade de Catanduva a 2ª edição da caravana da inclusão, acessibilidade e cidadania, que terá como foco a educação inclusiva e o mercado de trabalho. O evento será realizado na antiga sede da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil – Avenida XV de Novembro, nº 1600.

O encontro será realizado na antiga sede da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil – a partir das 9 horas.

A Caravana da Inclusão trata-se de uma parceria da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência com a União de Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), a Rede Lucy Montoro e com apoio do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD).

Os eventos abordarão os temas Educação Inclusiva, Trabalho e Renda, Ações e Programas Prioritários e Direitos da Pessoa com Deficiência, sem esquecer assuntos como Transporte, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade Digital, Habitação, Esporte e Lazer, Cultura e Turismo. Além dos temas já elencados, será apresentado um case bem sucedido sobre inclusão educacional.

NOVIDADE

A novidade da 2ª edição da Caravana da Inclusão é a presença da versão itinerante do Memorial da Inclusão – acervo fotográfico e informativo sobre pessoas com deficiência -, que ficará exposta no local do evento entre os dias 7 e 10 de setembro. Entre os meses de julho e dezembro de 2011, serão realizados dez encontros regionais.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou uma grande pesquisa na rede estadual de ensino para avaliar a questão da inclusão nas escolas.

“A Educação Inclusiva deve ser adotada como uma política sistêmica, sendo inserida em meios educacionais de forma generalizada, fazendo com que cada vez mais haja conexão entre todos os alunos das redes de ensino”, disse a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Batistella. Segundo ela, o propósito da Caravana é “trazer para o centro do debate questões como educação para inclusão, reabilitação, empregabilidade e desporto, propor espaços e produtos acessíveis, derrubar barreiras e práticas discriminatórias”.

CARAVANA

A caravana começou a percorrer o Estado em julho e a ação deve continuar até o final do ano. A primeira cidade visitada foi Piracicaba, no dia 30 de julho. No próximo dia 13, ela chega a Olímpia.

O objetivo da ação é mobilizar e conscientizar a sociedade para a necessidade de implementar e consolidar políticas públicas que contemplem os direitos das pessoas com deficiência. As estimativas apontam que o Estado tem cerca de cinco milhões de pessoas com deficiência. No Brasil, são mais de 26 milhões que exigem condições específicas para o pleno exercício da cidadania.

Fonte: O Regional