Tô no rumo - jovens e escolha profissional - o primeiro "o" é uma bússola

Entrou no ar na primeira semana de julho mais uma ferramenta de diálogo com jovens que necessitam de auxílio no processo de escolha profissional.

No ar desde o início de julho, o site “Tô no Rumo!”, uma iniciativa do Programa Juventude da Ação Educativa, tem como objetivo principal divulgar e disseminar informações, notícias e opiniões sobre ensino médio, possibilidades e oportunidades de acesso ao ensino superior e técnico, formação e inserção profissional de jovens.

Tendo estudantes e professores como público alvo, a iniciativa é um desdobramento do projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), que desde 2007, tem realizado estudos e experiências voltadas para a construção de propostas que contribuam com a qualidade da educação de nível médio de escolas públicas.

Nos últimos dois anos, uma das ações do projeto consiste na realização de oficinas, com estudantes e professores de ensino médio. Apelidada de “Tô no Rumo: Jovens e Escolha Profissional”, a atividade é voltada para a discussão sobre os projetos de continuidade de estudo dos jovens, sobre a escolha profissional dos estudantes e sobre as possibilidades de acesso ao ensino técnico e superior.

“O site é uma possibilidade de expandir essa discussão e dar subsídios para um universo maior de profissionais e de estudantes”, comenta Raquel Souza, coordenadora do projeto JADE. Segundo ela, as oficinas realizadas atualmente em escolas públicas e da periferia da Zona Leste de São Paulo demonstram a existência de uma demanda dos jovens em problematizar o mundo do trabalho e refletir sobre as possibilidades de continuidade dos estudos.

O site visa, por um lado, tornar acessíveis informações sobre vestibulares, processos seletivos, isenção de taxas, políticas públicas de trabalho e de acesso e permanência no ensino superior e técnico que na maioria das vezes não estão disponíveis ou em linguagem acessível aos jovens estudantes. Por outro, garantir um canal de comunicação que provoque a discussão sobre as políticas públicas de educação e de trabalho e sobre os caminhos para efetivação de direitos para a juventude.

Um guia com profissões e cursos será periodicamente atualizado dentro site, fornecendo aos jovens mais uma ferramenta de busca e solução de dúvidas. A primeira profissão que já consta no site é Administração, mas a ideia é produzir outras, paulatinamente. O site conta ainda com uma seção chamada “Diz aí”, direcionada para artigos e entrevistas. O objetivo é que seja um espaço tanto para a escuta de jovens, quanto para fala de professores e especialistas. As publicações do site podem ser acompanhadas via twitter (@ToNoRumo).

O site conta com o apoio da Kinder Not Hilfe e da Norwegian Church Aid ACTAlliance, organizações não-governamentais internacionais que atuam em apoio a políticas e projetos de valorização e desenvolvimento social de crianças e adolescentes.

Acesse o site: http://www.tonorumo.org.br/