Pomba, preenchida com o quadro de Picasso Guernica, representando os Direitos HumanosEstabelecer um compromisso conjunto com as universidades para que as diretrizes curriculares de educação em Direitos Humanos sejam efetivamente implementadas. Este é objetivo da participação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) no Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a Cidadania, Diversidade, Direitos Humanos e Meio Ambiente da Universidade Católica de Brasília (UCB), que começa nesta quinta-feira (4), em Brasília.

Durante o evento, que contará com a participação da coordenadora-geral de Educação em Direitos Humanos da SDH, Lúcia Camini, será apresentado o acúmulo de políticas que a SDH tem produzido sobre o tema da educação em Direitos Humanos no Brasil.

“A educação em direitos humanos está desafiada a promover a diversidade e denunciar todas as formas de violação. O nosso desafio, enquanto educadores, é incidir na organização e na luta por justiça, contribuir para realizar a paz e a boa convivência, enfim, construir espaço e tempo oportunos para convivência harmoniosa e feliz”, ressaltou Lúcia, que falará  sobre  ‘A Política de Educação em e para os Direitos Humanos no Brasil: o que se espera da escola?’.

O Seminário é uma realização do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília em parceria com a SDH, Fundação Universa, Universidade de Brasília, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e a Sociedade Nheengatu. O seminário segue até a próxima sexta-feira (5).

Fonte: SDH