Transformando direitos em ação
FORUM GLOBAL EM PROL DA INCLUSÃO
TRANSFORMANDO DIREITOS EM AÇÃO
NOVEMBRO 17-26
(Global Fórum for Inclusion – Transformando direitos em ação)
Ottawa-Canadá
Traduzido do inglês e digitado em S.Paulo por Maria Amelia Vampré Xavier,da Rede deInformações Área Deficiências Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de S.Paulo, Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais) , Rebrates, SP, Carpe Diem, SP, Sorri Brasil,SP, Inclusion InterAmericana e Inclusion International, em 16 de novembro, 2008
Não se limitando a ter trabalhado intensamente nos preparativos para a Convenção das Nações Unidas sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, a organização mundial de famílias a que pertencemos, Inclusion International, promoverá nos dias 17 e 18, com mais eventos ocorrendo até o dia 27, em Ottawa, Canadá, o Fórum acima com uma pauta condizendo com a importância dos temas tratados. Passemos ao que nos informam:
“Noite de terça feira e quarta feira – novembro l8/19 de novembro 2008
A Conferência Internacional focalizará como a CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA,adotada pelas Nações Unidas em 2006, e posta efetivamente em prática em 3 de maio de 2008, dará prosseguimento como política e prática para melhorar a ida diária de pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Através de apresentações feitas por palestrantes especializados e sessões interativas de oficinas, os participantes focarão quatro artigos principais/ propostos pela Convenção:
· capacitação legal e tomada de decisões apoiada
· direito de morar na comunidade/ combate às instituições
· educação inclusiva
· suporte às famílias
A Conferência abrirá com uma sessão plenária por palestrantes reconhecidos internacionalmente, que explorarão o que a Convenção das Nações Unidas significa para pessoas com deficiência intelectual e como introduzir isso na lei, política e prática. Os participantes escolherão, então, uma das quatro sessões temáticas, cada uma das quais abordará um Artigo da Convenção das Nações Unidas.
Terça feira, novembro 18, 2008
Plenária de Abertura à noite
· Anfitriãs Diane Richler, Presidente de Inclusion International, e Bendina Miller Presidente da Canadian Association for Community Living
· Conferencista principal: Sua Excelência, Vivian Fernández de Torrijos, Primeira Dama do Panamá, mãe e representante da UNICEF para Crianças com Deficiências e suas Famílias.
· Mensagens da Reunião Internacional de Auto Defensores e da Reunião Internacional de Pais.
Quarta feira, novembro 19, 2008
Plenária da manhã
· Apresentação principal sobre as implicações da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos de Pessoas com Deficiências e suas famílias.
· Apresentação sobre a implementação e monitoração da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
· Discussão de painel e diálogo com especialistas internacionais que compartilharã o suas perspectivas sobre as quatro áreas temáticas e as realidades, desafios e oportunidades de transformar direitos em ação.
Sessões de Oficinas Interativas
Haverá quatro sessões de oficinas o dia inteiro, focalizando os principais temas da conferência
· Capacitação legal e tomada de decisões apoiada
· Direito a morar na comunidade/ retirada de instituições
· Educação inclusiva
· Apoio a famílias
As oficinas, facilitadas por uma equipe internacional, serão interativas e orientadas para ação. Os participantes se encontrarão para discutir o contexto de uma das áreas temáticas, a forma pela qual o tema é enfocado na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a importância da área temática para pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, bem como os desafios quanto à implementação enfrentados pelos governos, comunidades e indivíduos. Os participantes das oficinas irão gerar uma declaração de visão sobre suas áreas temáticas, bem como um plano de ação a ser utilizado por organizações filiadas para o engajamento, implementação e monitoração da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Os Planos de Ação irão esboçar os passos necessários para transformar direitos em ação e tornar a Convenção das Nações Unidas uma realidade verdadeira e tangível para todos.
Encerramento da Plenária da Tarde
· Apresentação de declarações da visão das oficinas e planos de ação
· Apresentação chave da tomada de ação e movimentação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Traduzido do inglês e digitado em S.Paulo por Maria Amelia Vampré Xavier, da Rede de Informações Área Deficiências Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de S.Paulo e Fenapaes, Brasília (Diretoria para Assuntos Internacionais) e entidades parceiras em 16 de novembro, 2008.
Deixe uma resposta