Vídeo mostra um dia do PNUD no mundo

Sequência de imagens, que começa com amanhecer no Paraguai e termina com dança noturna na China, apresenta projetos da agência
da Prima Pagina
Uma saída para pescar logo de manhã, a impressão de um jornal no Kuait, eleições na República Centro-Africana, um carro atolado no Sudão, a distribuição de comida no Níger, um mercado na Venezuela, uma consulta médica no Benin, a lavagem coletiva de roupas no Mali, uma dança no Quênia, brincadeira de crianças no Nepal, recolhimento de lixo na Gâmbia, uma reunião de planejamento entre mulheres no Turcomenistão, a organização de tendas provisórias para refugiados no Togo. Essas são algumas das cenas capturadas por funcionários e colaboradores do PNUD ao longo de 24 horas, em outubro do ano passado — ou seja, 10/10/10.
A atividade fez parte do One Day on Earth, uma iniciativa global que convidou pessoas do mundo inteiro a registrar, em vídeo, um pouco de sua rotina. Participaram cerca de 16 mil profissionais e amadores de quase 190 nações, o que gerou um conjunto de enorme de imagens, reunidas num link que mostra um mapa interativo com todos os locais em que o cotidiano foi registrado. Basta clicar na cidade e escolher o vídeo ao qual deseja assistir.
As imagens registradas pelos colaboradores do PNUD foram editadas num filme de 8 minutos. O resultado é uma sequência que tem como fio condutor o passar do dia e atuação da agência. O vídeo começa com o amanhecer no Paraguai e terminam com uma dança noturna na China. Entre as duas cenas, há um pouco das vitórias, das esperanças, das boas e das más notícias vivenciadas diariamente pelas representações do PNUD em 167 países.
No vídeo, o público conhece a atuação do programa para proteger ecossistemas aquíferos de 93 países, para auxiliar 1,5 milhão de pessoas a reconstruir suas vidas após o desastre nuclear em Chernobyl, em 1986. A peça também mostra um pouco do apoio do PNUD a eleições — a cada duas semanas ocorre alguma votação que contou com a colaboração da agência.
“O valor desse tipo de colaboração internacional não está somente na criação de um amplo instantâneo e de uma nova perspectiva, mas também em estabelecer um projeto compartilhado para o mundo abraçar e se divertir”, afirmou Brandon Litman, cofundador e produtor-executivo da iniciativa One Day on Earth.
Para garantir que a iniciativa não fosse prejudicada por falta de estrutura, o projeto doou 120 câmeras de alta definição para as equipes do PNUD em vários países, incluindo Afeganistão, Bangladesh, Sudão e Venezuela. Os “cineastas” também receberam apoio logístico dos escritórios locais e regionais para gravar e transmitir os vídeos em áreas remotas.
A ideia é, em 11 de novembro deste ano — ou seja, 11/11/11 —, fazer uma nova versão do projeto One Day on Earth, para continuar divulgando os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio).
Fonte: PNUD
Deixe uma resposta