Inclusive - inclusão - várias figuras multicoloridas de mãos dadas: um cadeirante, um muito alto, um muito baixo e outros olhando para direções diversasCachoeira do Sul, município polo de outros 14 da região para a educação inclusiva, receberá entre a próxima segunda e sexta-feira (27 de junho a 1º de julho), sua primeira formação de gestores e educadores para o Programa “Educação Inclusiva: direito à diversidade”. O evento reunirá professores e diretores de escolas dos 15 municípios. Na abertura, segunda-feira pela manhã, na Ulbra/Cachoeira, a palestra é aberta a todos os educadores interessados. Após, o curso passa a ser específico para gestores e professores das salas de recursos multifuncionais e que atendam a estudantes portadores de deficiência. São 80 participantes, cerca de 40 deles de Cachoeira do Sul. Representantes do Ministério da Educação já confirmaram presença no encontro.

A educação inclusiva busca a construção de uma escola para todos, onde não existam mecanismos de seleção ou discriminação para o acesso, permanência e a continuidade nos estudos de todos os alunos. A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva de educação inclusiva define a educação especial como uma modalidade complementar ou de suplementação à formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Segundo o Censo Escolar 2008, as classes comuns de ensino regular alcançaram 54% do total de matrículas dos alunos público alvo da educação especial. Para que estes números sejam ainda melhores, o MEC vem desenvolvendo um conjunto de programas e ações de apoio à implantação de salas de recursos multifuncionais, adequação arquitetônica dos prédios escolares, disponibilização de livros didáticos acessíveis e oferta de cursos de formação continuada para professores e gestores, como a que acontecerá em Cachoeira do Sul na próxima semana.

EXEMPLOS – Durante toda a semana de formação, o atendimento educacional especializado será o foco dos debates, mostrando bons exemplos de ações que deram certo e orientando o modo mais adequado para lidar com as diversas deficiências que os educadores podem encontrar dentro do ambiente escolar. Os aspectos legais da educação inclusiva também serão debatido durante a formação.

Quem são os municípios participantes

– Cachoeira do Sul – Arroio do Tigre – Butiá – Cerro Branco – Lagoão – Minas do Leão – Novo Cabrais – Passa Sete – Pantano Grande – Paraíso do Sul – Rio Pardo – Sobradinho – Venâncio Aires – Vera Cruz – Salto do Jacuí