Em Itatiaia, educação realiza parceria para capacitação em educação inclusiva

Em Itatiaia, educação realiza parceria para capacitação em educação inclusiva
A Secretaria de Educação (SME) trabalha de forma a valorizar a inclusão na Educação Básica e está intensificando essas ações neste ano. Para fortalecer a Educação Inclusiva, a prefeitura vem realizando um grande investimento, com adaptações físicas nos prédios escolares, passando por aquisição de material didático especializado, até capacitações dos profissionais que lidam com alunos especiais.
Com o objetivo de ter o maior número de professores capacitados a fazer o trabalho de inclusão, a prefeitura vem buscando profissionais especializados para ministrar palestras e cursos, como também parcerias, que têm a intenção de abrir o leque de possibilidades de aprendizado. Através de uma parceria fechada recentemente entre a SME e o Núcleo de Apoio Pedagógico e Especializado – Resende (Napes), foram oferecidas três vagas para professores da rede municipal de ensino, no curso Construindo uma Escola Inclusiva – Teoria e Prática, que faz parte de um programa que atende aos professores da rede estadual de ensino.
O curso, que tem 160 horas de duração, aborda um tema a cada mês, e dura até dezembro. O primeiro tema foi sobre Políticas Públicas – A educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com a professora Shirley Silva; e neste mês, o tema será A adaptação Curricular – O que é? Como fazer? Qual a importância da adaptação curricular?, pela professora Mércia Cabral de Oliveira. Os temas seguintes incluem como trabalhar com os alunos portadores de deficiência auditiva, visual, intelectual e física.
A parceria, que está tendo a participação de três professoras do Ensino Fundamental, tem em contrapartida a abertura de vagas nos cursos oferecidos pelo município, para os docentes da rede estadual, celebrando uma troca de experiências entre os profissionais. Segundo a coordenadora de Educação Inclusiva da SME, Caroline dos Santos, a Educação tem como objetivo valorizar a atuação dos professores junto aos alunos com necessidades especiais, através da formação continuada.
116 ALUNOS
A Secretaria de Educação (SME) está trabalhando sério nos projetos de inclusão de alunos especiais nas escolas e creches da rede municipal de ensino, cumprindo o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Em toda cidade são 166 portadores de necessidades especiais sendo atendidos: 153 estão sendo recebidos por 13 colégios e dois em uma creche.
A Educação Inclusiva na cidade atende um público diversificado. São alunos com deficiência (física, auditiva, visual, múltipla deficiência), transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades (superdotação), dentre outros. O desenvolvimento do trabalho conta com uma equipe de 14 professores especializados na área de Educação Inclusiva e uma interprete em Libras, que atendem em salas de recursos distribuídas em 12 unidades escolares, e com uma equipe multidisciplinar composta de fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes social.
____________________
Fonte: A Voz da Cidade
Deixe uma resposta