Inclusive - direitos humanos: o globo terrestre e ícones representando pessoas de várias cores.O Instituto Pólis, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, realizou nesta última sexta-feira (20) a primeira oficina de formação no âmbito do projeto de Educação em Direitos Humanos e Políticas Públicas.

Segundo o educador do Instituto Pólis, Danilo Cesar, o projeto consiste em oito oficinas de formação, descentralizadas, na cidade de São Paulo, sobre a temática geral dos Direitos Humanos e das Políticas Públicas relacionadas a eles. “O objetivo é ampliar a noção de direitos humanos presente no senso comum, aprofundando o que o Instituto Pólis chama de ‘Direitos Humanos de Cidadania’, na linha do Plano Nacional de Direitos Humanos 3, que corresponde a uma concepção mais ampla dos direitos humanos sociais, todos aqueles ligados à coletividade (Saúde, Moradia, Educação, Seguridade Social etc).”

As oficinas irão tratar também das principais políticas públicas relacionadas ao tema, o processo de formulação e efetivação destas políticas, e de que maneira as organizações e movimentos sociais podem, de forma autônoma, pressionar para garanti-las.

A primeira oficina aconteceu na Zona Norte, região de Santana, e reuniu principalmente movimentos populares ligados ao direito da criança e adolescente, direito à saúde, direito à moradia , de assistência social e a Central de Movimentos Populares, movimentos que participam do Observatório de Políticas Públicas do Pólis.

Além dos educadores do Pólis, Jorge Kayano, Inácio Silva e Danilo, estiveram presentes na atividade no salão da Igreja de Santana, como expositores sobre o tema, os economistas Odilon Guedes e Augusto Ribeiro, ambos do Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON-SP). Eles fizeram, com a participação do público, uma reflexão crítica sobre a implementação das políticas públicas a partir da execução orçamentária na cidade.

O coordenador do projeto, Inácio Silva, avaliou que a primeira oficina foi bem positiva, tanto no encadeamento dos conteúdos, como na sua proposta metodológica, que permitiu aprofundar a discussão sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas e, ao mesmo tempo, avaliar a sua efetividade na região, além de levantar propostas de intervenção do movimento popular, visando o seu aperfeiçoamento.

INSCRIÇÃO: escoladacidadania@polis.org.br

AGENDA:

Próxima oficina: Oficina Zona Sul (Campo Limpo, Capão Redondo, Jd. Angela, Jd. São Luiz) Temática: “Como intervir nas políticas públicas para garantir os direitos humanos de cidadania”
Data: 27/05/2011
Local: CENTRO DE FORMAÇÃO E RECREAÇÃO SÃO JOSÉ (Jd. Angela e região)
Endereço: Estrada da Riviera, 4624 – Jardim Riviera Paulista (Fone: 5517.6040)
Horário: das 08:30hs às 17:30hs

Demais oficinas:
Região Centro/Oeste – Junho
Região Leste – Junho
Região Norte, Sul, Leste e Oeste – Segundo semestre oficinas (a definir)

Duas oficinas centralizadas com temáticas específicas (no Pólis):

1ª. O Processo orçamentário como instrumento de efetivação das políticas públicas = Julho/Agosto.

2ª. O direito humano à alimentação adequada e saudável (DHAAS) = Segundo Semestre
________________

Fonte: Instituto Pólis