Inclusive - alunos fazendo arte e pinturas no chão.A Secretaria Municipal de Educação de Jales, em parceria com o Ministério da Educação – MEC, realizou, entre os dias 23 a 27 de maio, o “I Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva – Direito à Diversidade”.

O Programa de Educação Inclusiva – direito à diversidade, desenvolvido pelo MEC, visa promover a capacitação de gestores dos sistemas educacionais e professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais ou no atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, com o objetivo de promover a organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE, em consonância com a política nacional de educação especial.

O curso foi realizado presencialmente, com carga horária de 40 horas, e ministrado por especialistas na área de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, abrangendo os seguintes eixos temáticos:

A Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. O Decreto 6.571/2008 e as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado – AEE, na Educação Inclusiva.

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência (ONU, 2006), ratificada pelo Decreto nº 86/2008.

Políticas Públicas – gestão da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

A formação continuada de professores de Educação Especial.

Sala de recursos multifuncionais – oferta de AEE.

A escola na perspectiva da Educação Inclusiva – execução do projeto pedagógico e promoção da acessibilidade.

Acompanhamento e monitoramento do acesso e permanência na escola das pessoas com deficiência.

Nesta etapa, o curso contempla a participação 100 professores e/ou gestores de 26 municípios que abrangem o pólo de Jales. Os municípios participantes são: Dirce Reis, Estrela D’Oeste, General Salgado, Guzolândia, Ilha Solteira, Jales, Mesópolis, Ouroeste, Palmeira D’Oeste, Parisi, Pedranópolis, Populina, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Sud Mennucci, Suzanápolis, Três Fronteiras, Urânia e Valentim Gentil. Também participam do curso as instituições de Jales que atendem pessoas portadoras de necessidades especiais.

Para a execução deste curso a Secretaria Municipal de Educação de Jales conta com a parceria da empresa Gestore Treinamento e Serviços, responsável por toda a organização da infraestrutura do evento.

O curso realizado-se no auditório do Sindicato Rural de Jales, das 8h00 às 17h00 e as vagas são destinadas exclusivamente às escolas e instituições convidadas.
___________________

Fonte: Região Noroeste