Desenho de cadeira de rodas formada por várias pessoas.Um público estimado em duas mil pessoas compareceu no dia 27 na abertura do segundo Fórum Regional Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência na cidade de Valença, Região Vale do Sambito. O governador Wilson Martins participou da solenidade, na tarde de sexta-feira. Esta é a segunda edição do Fórum no ano de 2011 o primeiro ocorreu em Campo Maior.

A ação da Secretária Estadual para Inclusão contempla a Região do Vale do Sambito, composta por 15 municípios. O objetivo do Fórum é levar informações sobre as políticas e os serviços executados pelo Governo do Estado que são voltadas paras as pessoas com deficiência. Wilson Martins falou da importância de eventos como o Fórum. “Abraçar as pessoas com deficiência se transforma em crédito com o nosso povo e é uma responsabilidade do nosso Governo. Podemos sentir que a sociedade está satisfeita com a gestão a frente da Seid”. Ele completou que o Fórum abre a possibilidade de discussão entre o Governo e a sociedade para atender melhor as pessoas com deficiência em suas necessidades.

O secretário da Seid, Helder Jacobina, ressaltou que ficou surpreso com a participação da população da região do Vale do Sambito no objetivo do Fórum, que é ampliar o acesso das pessoas com deficiências aos mais diversos serviços. “Não podemos deixar de ressaltar que este evento superou todas as nossas expectativas, em público participação dos prefeitos da região, demonstrando, cada vez a consolidação desta política de interiorização das informações e serviços voltados para as pessoas com deficiência do Estado Piauí”.

O prefeito de Valença, Francicso Alcântara, falou que o atendimento das pessoas com deficiência é uma prioridade em sua administração. “O município tem que investir na melhoria da qualidade de vidas das pessoas com deficiência, por isso gostamos que a Seid tenha escolhido nossa cidade para sediar o Fórum”.

Na tarde deste sábado (28), acontecem palestras na programação do Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. Entidades como o Detran, ADH, Seduc, Cojuv, Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, Ceir, Sasc, OAB, falam para público presente como a população com deficiência da região pode ter acesso a serviços órtese e prótese, reabilitação física, educação inclusiva, prevenção de deficiências, prevenção de acidentes de trânsito, prevenção ao uso de drogas entre vários serviços oferecidos durante o evento.
______________

Fonte: 180 Graus