Inclusive - inclusão - várias figuras multicoloridas de mãos dadas: um cadeirante, um muito alto, um muito baixo e outros olhando para direções diversasCinquenta professores de diferentes instituições de ensino do município do Kwanhama participam, desde terça-feira, nesta cidade, num seminário de capacitação sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais no sistema de ensino/2011, com duração de 15 dias.

A acção formativa, promovida pelo Instituto Nacional de Ensino Especial, em coordenação com a direcção local da Educação visa capacitar os docentes sobre aspectos técnicos e tácticos de matérias ligadas aquela categoria de ensino, com vista a inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no sistema oficial de ensino.

Durante duas semanas de aprendizagem, os participantes vão abordar aspectos sobre “o fundamento da educação especial em Angola na perspectiva da educação inclusiva”, “deficiência auditiva”, “visual”, “Braille” e a “língua gestual”.

“O síndrome de down”, a “deficiência física”, o “autismo”, “a epilepsia”,” a deficiência intelectual” e as “altas habilidades” fazem igualmente parte do pacote dos temas a abordar durante a formação.

No acto de abertura do evento, o director da educação na província do Cunene, Apolo Ndinoulenga, destacou a importância da acção formativa, que vai servir transmitir competências, habilidades, atitudes e conhecimentos necessários aos professores, para um exercício eficiente das suas atribuições.

Segundo o responsável, a acção formativa vai transmitir as técnicas de identificação de crianças com necessidades especiais de educação para inseri-los no sistema de ensino.

Defendeu a necessidade de formações do género para que os professores possam cumprir plenamente com a sua nobre função de educar, instruir e formar as novas gerações.
________________

Fonte: Angola Press