Inclusive - sala de aula vazia.

Nota da Inclusive:
Apenas para lembrar: Quis custodiet ipsos custodes?
Juvenal, 60-127 AC

____________________________________________________

Apaes promovem Seminários de Avaliação em todo o país

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) promovem, em todo o país, Seminários Municipais de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A iniciativa, tomada pela Fenapaes (Federação Nacional das Apaes), começou em março com objetivo de discutir experiências; fazer coletas de dados e resultados da inclusão dos deficientes nas redes públicas de ensino.

A realização dos Seminários baseia-se em NOTA TÉCNICA do Ministério da Educação. Segundo a FENAPAES, o Seminário pode ser feito pelas Secretarias Municipais de Educação ou equivalentes. Caso não seja possível, a própria Apae do município pode coordenar a realização.

As APAES têm papel relevante, em nível nacional, na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O projeto se justifica em reconhecer a necessidade de compreender a inclusão escolar com a visão dos que estão ligados direta e indiretamente ao processo.

Os seminários contam com a presença dos gestores municipais; o sistema público de ensino de cada município; professores e especialistas da educação; pessoas com deficiência e familiares. Cada seminário deve elaborar um documento final, com o levantamento das peculiaridades regionais, para a negociação com autoridades.

Clique para acessar e conhecer a justificativa, modelos e programação para os seminários propostos pela FENAPAES.

_____________

Fonte: UNDIME