O "comediante" Marcelo Adnet em frente ao logo do programa Casa dos Autistas, uma casa azul com uma cara sorridente amarela
O "comediante" Marcelo Adnet em frente ao logo do programa Casa dos Autistas, uma casa azul com uma cara sorridente amarela

Em 22 de março a MTV levou ao ar o esquete intitulado “Casa dos Autistas”, como parte do programa Comédia MTV.  Nele, atores dentro de uma casa encenavam movimentos esteriotipados característicos deste distúrbio do desenvolvimento. O vídeo também foi postado no YouTube e começou a circular no Facebook e outras mídias sociais.

Indignados, ativistas do movimento autista organizaram uma petição pública contra o quadro, que já ultrapassou 6.700 assinaturas.

Abaixo assinado contra o Programa da MTV “Casa dos Autistas”

Um programa preconceituoso, onde domina o desrespeito contra todos que têm o diagnóstico de Autismo.
Casa dos autistas MTV: http://www.youtube.com/watch?v=-1sFU_b9bt0

Este programa deve ser tirado do ar imediatamente, e ainda formalizar um pedido de desculpas ao público, pelo atos de desrespeito, imoralidade e preconceito explícitos em seu programa mencionado.

Lamentável que tenha sido colocado no ar. Só quem tem crianças com a síndrome do autismo conhece essa luta regada a muitas lágrimas, dificuldades e impedimentos, ainda mais em um país despreparado como o Brasil, que lamentavelmente é cheio de preconceito e irracionalidade humana.

Mas não vamos desistir nunca.

Prezados senhores, acredito podemos fazer mais e melhor sempre, sem ofender ou agredir ninguém.

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N9211
Rapidamente a MTV retirou a Casa dos Autistas de seu site, mas o vídeo do YouTube permaneceu.

Na segunda, 25-4, a Deputada Federal Rosinha da Adefal, Presidenta da Frente Parlamentar do Congresso Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, foi a primeira a se pronunciar na tribuna da Câmara dos Deputados contra o quadro.

Pronunciamento da Deputada Rosinha da Adefal sobre o vídeo que vem circulando pelo youtube, da MTV, intitulado como “Casa dos Autistas”

Como Presidenta da Frente Parlamentar do Congresso Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aderi ao abaixo assinado contra o programa “Casa dos Autistas” e me coloco à disposição do Movimento de Inclusão Social das Pessoas com Deficiência para facilitar o encaminhamento de qualquer requerimento, representação ou outros encaminhamentos necessários à devida reprimenda desta conduta discriminatória.

Entendo que além da comunicação aos órgãos públicos competentes para as medidas cabíveis,é igualmente importante que seja comunicado o Ministério Público, que além de investigar o caso pode ajuizar ação civil pública com pedido de indenização por danos morais causados à coletividade. Na atualidade, é incabível a veiculação de programas que, com a suposta intenção de divertir, depreciam e ridicularizam a imagem das pessoas com autismo, ou com qualquer outra deficiência.

Comunico, por fim, que o fato foi incluído como ponto de pauta da próxima reunião da Frente Parlamentar, a ser realizada ainda esta semana, e que os deputados e senadores integrantes foram comunicados do ocorrido por email, para que possam se pronunciar, elaborar notas de repúdio e aderir às mais diversas formas de demonstração de reprovação ao fato.

Um bom dia para todos.

Cordialmente.

Rosinha da Adefal

Deputada Federal por Alagoas

http://www.rosinhadaadefal.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=401:pronunciamento-da-deputada-rosinha-da-adefal-sobre-o-video-que-vem-circulando-pelo-youtube-da-mtv-intitulado-como-qcasa-dos-autistasq&catid=34:ultimas-noticias

E o deputado Paulo Pimenta entrou com representação no Ministério Público.

Pimenta aciona MPF contra programa da MTV Brasil

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) ingressou, nesta segunda-feira (25), com uma representação no Ministério Público Federal para que sejam tomadas providências com relação a um quadro do Programa Comédia MTV, chamado “Casa dos Autistas”. Na sketch, que busca ser uma sátira do Casa dos Artistas do SBT, o dia-a-dia as pessoas com disfunção global do desenvolvimento é retratado, a partir de uma visão particular dos humoristas do canal musical.

No documento, o deputado classifica o “Casa dos Autistas” como um programa discriminatório que explora de maneira preconceituosa a imagem das pessoas com transtornos globais do desenvolvimento. “Essa paródia de péssimo gosto e conteúdo nada tem de humor, pelo contrário, dissemina uma cultura condenável, que é a da tentativa de inferiorização das pessoas pela diferença. Reforça a idéia segregadora de um modelo único de sociedade, em que aqueles que não se enquadram no rótulo de normais devem ser motivo de piadas e discriminação”, afirma o parlamentar.

A representação do deputado Pimenta está baseada na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. O texto da Declaração diz que “os Estados Partes proibirão qualquer discriminação baseada na deficiência e garantirão as pessoas com deficiência igual e efetiva proteção legal contra a discriminação por qualquer motivo”.

http://paulopimenta.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3872%3Ampf&catid=18%3Areleases&Itemid=219

Por sua vez, o comediante Marcelo Adnet, apresentador do programa, ao receber uma enxurrada de críticas no Twitter pediu desculpas e disse que foi contra o quadro. Também falou que fará o possível para ajudar a causa e já começou a divulgar informações a pedido de integrantes do movimento autista.

Rogério Marques – Caro Marcelo, Fico muito triste, em ver o qto vc é muito baixo! Vc sabe o q é autismo? Vc tem filho autista? Cara eu tenho!

Vc perdeu uma grande chance de ficar calado! Vc se acha o cara né? Vc é um pobre coitado! Apelou! Sua imagem está bem desgastada no meio da comunidade autista! pobre coitado! Vc poder ter um filho assim!

Marcelo Adnet – sempre fui contra esta cena. Fui voto vencido. Uma pena, tou tão triste quanto vc…

Alba Milena – Me forcei a assistir até o fim, e a cada cena eu ficava mais horrorizada. Um deles imitando um surto foi DEGRADANTE!

Houve estudo de maneirismos? Por parte dos “comediantes”? Tenho um filho autista e fiquei CHOCADA!

O problema é o desserviço prestado, na semana mundial de Conscientização do Autismo!

Marcelo Adnet – desculpe, sempre fui contra esta cena, mas fui voto vencido. Não escrevi esta cena e não sou o diretor do pgm. Uma pena mesmo

Alba Milena – valeu pela resposta, @marceloadnet0. mas o estrago está feito. milhares assistiram e têm mais motivo ainda para tirar sarro de doentes

Marcelo Adnet – Desculpe, concordo com vcs…

Já avisei e tou muito puto por ser culpado por uma cena que ODEIO. Mas vc tem razão e contra isto não há argumento. Até breve

Gostaria de ajudá-los com alguma campanha ou divulgação. Sei q não apaga a tal cena, mas sinta-se à vontade para qualquer ajuda!

Obrigado! Ajudarei, com certeza, a causa! Abraço!

Pra já! Pesquisa sobre Diagnóstico de crianças com Autismo: ajude a divulgar o trab do @rodrigomcs

http://rodrigomcsouza.wordpress.com/2011/03/18/pesquisa-sobre-diagnostico-de-criancas-com-autismo/

Ontem, 26/4,  a MTV pediu desculpas em Nota.

É de total responsabilidade da MTV a exibição da esquete ‘Casa dos Autistas’, exibida no dia 22/03/2011 no programa Comédia MTV.Todo o elenco do programa, assim como sua equipe de roteiristas e produção, são contratados da emissora e a ela prestam serviço, inclusive o humorista Marcelo Adnet, que vem sendo apontado por alguns como único responsável pelo conteúdo do programa.A MTV Brasil entende que a esquete ‘Casa dos autistas’ ultrapassou limites aceitáveis do humor. Portanto, pedimos desculpas a quem quer que tenha se sentido ofendido pelo conteúdo exibido.Já estamos articulando possíveis ações conjuntas com associações ligadas ao autismo para dar ao assunto o devido encaminhamento.A MTV reforça ainda que, independentemente desse episódio, ao longo dos últimos 20 anos a emissora vem defendendo a inserção social de pessoas com deficiência de maneira séria e informativa.
http://mtv.uol.com.br/memo/mtv-brasil-nota-oficial-comedia-mtv-esquete-casa-dos-autistas

Hoje a emissora convocou uma reunião com lideranças do movimento autista e das pessoas com deficiência na MTV em SP para tentar mediar a situação.

______________

Fonte: Inclusive