Vários pontos de interrogação de diversas cores e tamanhos sobre fundo cinza
Vários pontos de interrogação de diversas cores e tamanhos sobre fundo cinza

A breve passagem de Humberto Lippo pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), órgão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, abriu espaço para especulações sobre o(a) próximo(a) titular da pasta.

Com a intenção de subsidiar e promover o debate acerca do(a) próximo(a) secretário(a), a Inclusive publica uma série de perfis de ativistas destacados do movimento das pessoas com deficiência que poderiam ser candidatos ao cargo.

A seguir, conheça cada um deles, listados aqui em ordem alfabética:

Alexandre Baroni – Engenheiro Químico Pós-Graduação em Educação Especial Infantil. Coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Bahia. Ex-Presidente do CVI Brasil e do CONADE. É cadeirante.

Ana Paula Crosara – Advogada, Especialista em Direito
Administrativo e Empresarial. Mestre em Geografia. Diretora de Políticas Temáticas da SNPD. Ex-Conselheira do CONADE. É cadeirante.

Ana Rita de Paula – Mestre e Doutora em Psicologia. Consultora do Ministério da Saúde. Fundadora do NID – Núcleo de Integração do Deficiente, nos anos 80 e do CVI Aracy Anallin. É cadeirante.

Antonio Campos de Abreu – Um dos criadores e ex-Presidente da FENEIS, ex-conselheiro do CONADE, membro da Federação Mundial de Surdos. É surdo.

Ethel Rosenfeld – Bacharel em Letras, professora especializada na educação de estudantes com deficiência visual. Consultora na área da deficiência. Inspirou personagem usuário de cão-guia em novela e foi uma das responsáveis pela lei do cão-guia.

Flávia Vital – Bacharel em Comunicação Social. Analista de Gestão da Companhia de Engenharia de Tráfego – CET de São Paulo. Ex-Coordenadora Geral da SNPD. Ex-Presidente do MVI Brasil e do CVI Araci Nallin. Participou do Comitê da ONU que elaborou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Flávia Cintra – Jornalista, Consultora de Empresas e Ativista de Direitos Humanos e Desenvolvimento Inclusivo. Ex-diretora do Instituto Paradigma. Participou do Comitê da ONU que elaborou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Geraldo Nogueira – Advogado com pós-graduação em Direito e doutorando em Ciência Jurídicas e Sociais. Presidente da comissão de defesa dos direitos das pessoas com deficiência OAB/RJ. Ex-Subsecretário de Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro. Fundador e Diretor Jurídico voluntário do Conselho Nacional dos Centros de Vida Independentes – CVI-Brasil e Vice-Presidente para a América Latina da Rehabilitation International.

Izabel MaiorMédica Fisiatra com pós-graduação em medicina física e reabilitação), Mestre em Medicina Física, Doutora em Clínica Médica. Especialista em Política Pública e Gestão Governamental. Titular da SNPD por 8 anos. Professora da UFRJ. Titular da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação da UFRJ. Ex-Conselheira do CONADE. Recebeu o Prêmio Cidadania 2006. Participou, do Comitê da ONU que elaborou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Jorge Márcio Pereira de Andrade – Médico Psiquiatra do CAPS Estação – Serviço de Saúde Mental – Campinas – SP, Membro do Conselho Consultivo e Científico do CVI – Centro de Vida Independente de Campinas – SP, Pesquisador e consultor em Novas Tecnologias, Tecnologias Assistivas, Direitos Humanos e Inclusão/Exclusão Social de Pessoas com Deficiências, Fundador do DefNet – Centro de Informática e Informações sobre Paralisias Cerebrais.

Lia Crespo – Jornalista, Mestre em Comunicação e Doutora em História. Uma das fundadoras e Presidente do CVI Araci Nallin/SP. Ex-Coordenadora do site Entre Amigos e da Sorri Brasil.

Moisés Bauer – Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, e especialista em Direito do Estado. Atual Presidente do CONADE. Presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB). Assessor jurídico do Ministério Público do RS. É cego

Regina Atalla – Jornalista. Presidente da RIADIS – Rede Latinoamericana de Organizações Não-Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias, ex- Secretária da Pessoa com Deficiência do Estado da Bahia, ex-Presidente do CVI Brahia. Ex’conselheira do CONADE. Tem sequela de pólio.

Ricardo Tadeu Marques da Fonseca– Especialista e Mestre em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e Doutor em Direito das Relações Sociais.
Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. Foi candidato do Brasil ao Comitê de Monitoramento da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência na ONU. Autor de vários livros, artigos e colaborador na redação de diversas leis, decretos e normas. Participou do Comitê da ONU que elaborou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. É cego.

Rosangela Berman-Bieler – Jornalista e editora e Mestre em Inclusão Social. Assessora Sênior sobre Crianças com Deficiência da Seção de Gênero, Direitos e Engajamento Cívico do UNICEF. Foi especialista em inclusão no Banco Mundial e várias outras agências internacionais. Fundadora do Instituto Interamericano sobre Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo (IIDI). Membro das organizações de empreendedorismo social Ashoka e Synergos. Prêmio Kessler da Rehabilitation International. Prêmio de Direitos Humanos da International Services.
Prêmio Nacional de Direitos Humanos. É cadeirante.

Os currículos foram obtidos a partir de vários sites e resumidos. Podem estar desatualizados. Para qualquer correção, por gentileza envie email para inclusive@inclusive.org.br.

Dê o seu palpite ou sugira algum nome que não conste desta relação.