Inclusive - alunos fazendo arte e pinturas no chão.A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip), está realizando a capacitação “Deficiência Física no Cotidiano Escolar” para cuidadores, professores e especialistas da rede municipal de ensino.

O curso teve início no dia 28 de março e as primeiras turmas foram encerradas nesta sexta-feira (1). Outra turma tem início na próxima segunda-feira (4), das 7h30 às 11h30, na sede da Autarquia Municipal de Ensino, na rua Corumbá, no Jardim dos Estados. Ao todo, serão capacitadas 110 pessoas.

Poços de Caldas é pioneira na oferta de cuidadores nas escolas, profissionais que servem de apoio para crianças e jovens portadores de necessidades especiais, auxiliam o professor em sala de aula e garantem a inclusão destes alunos. O serviço foi iniciado em 2009 e conta hoje com 44 cuidadores distribuídos em 26 unidades, entre escolas e centros de educação infantil.

O curso está capacitando os profissionais envolvidos no processo sobre a parte clínica e pedagógica do atendimento às crianças com deficiência física. Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Paulo César Silva entregou simbolicamente o certificado da capacitação às participantes e afirmou que a educação inclusiva é prioridade no trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

“Poços de Caldas está se tornando referência quando o assunto é inclusão nas escolas. Já recebemos diversas visitas de representantes de outras cidades que vieram conhecer o nosso trabalho”, contou o prefeito, que emocionou os presentes ao dizer que foram escolhidos por Deus para desenvolver a função de cuidador.

Já a professora Maria Helena Braga, secretária de Educação, ressaltou o brilhante trabalho desenvolvido pela Adefip. “Nós queremos que a equipe da Adefip socialize os conhecimentos, que construiu durante anos, com os nossos cuidadores, professores e especialistas”, afirmou.

Inclusão
De acordo com a responsável pela Educação Especial no município, Etiene Carvalho Guedes, a Prefeitura está oferecendo total apoio na área, não só aos alunos que necessitam de cuidadores, como também para os que precisam de algo mais, no Centro de Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET).

A capacitação contou com a presença da aluna cadeirante da E. M. Maria Ovídia Junqueira, Mary Ellen, que ajudou a equipe da Adefip nas explicações. “A evolução, o desenvolvimento, a inclusão e a socialização dela mudaram muito desde que entrou na escola. Como mãe, eu digo que existe a Mary Ellen antes e depois da inclusão. A inclusão tem que ser de verdade, tem que ser real, a criança tem que estar na escola e acreditar no potencial, gerar suporte para o seu desenvolvimento. Ela melhorou 100% depois da escola”, comemorou Rita de Cássia Rodrigues, mãe de Mary Ellen.

A representante da Adefip, Ana Paula Tranche, também destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação no sentido de propiciar a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais.
_____________________________________

Fonte: Prefeitura Municipal de Poços de Caldas