Deputada Rosinha da Adefal, fala ao lado do Senador Lindbergh Farias
Deputada Rosinha da Adefal, fala ao lado do Senador Lindbergh Farias

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (5), no Salão Negro do Congresso, foi reativada a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), que é cadeirante, foi escolhida presidente dessa Frente.

Na solenidade, também foi assinado pela Câmara e pelo Senado o termo de adesão à Campanha de Acessibilidade do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade).

Entre os objetivos da Frente, estão o acompanhamento de políticas públicas e a promoção de debates que melhor elucidem a sociedade sobre o assunto.

Estiveram presentes ao evento, entre outros parlamentares, as senadoras Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Ana Rita (PT-ES) e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

– Eu acredito que o Congresso é fundamental para esta discussão por fazer um papel de mediador com o Executivo e com a sociedade civil, sendo um receptor das propostas acerca das necessidades dos portadores de deficiência – disse Gleisi Hoffmann.

– Quero colocar meu mandato à disposição e pretendo estar nessa Frente Parlamentar a fim de contribuir para a solução dos problemas enfrentados por essas pessoas – disse Ana Rita.

Já Lindbergh Farias explicou que ações como esta são de extrema relevância por englobar o interesse de uma considerável parcela da população.

– Eu estou apoiando esta bandeira justamente por estar informado pelo último Censo de que a população com algum tipo de deficiência chega a 14% do total de brasileiros. Isso é um número significativo – disse Lindbergh.

Fonte: Agência Senado