Uma pessoa utiliza um teclado de computador por meio de tecnologia assistiva

Estarão abertas a partir do dia 01 de março as inscrições para o I Prêmio de Tecnologia Assistiva e Acesssibilidade da Região Norte, que será realizado em Belém. O Prêmio faz parte da programação da I FEIRA PARAENSE DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA que acontecerá no mês de setembro.

Para participar do Prêmio os interessados deverão submeter as inscrições de seus trabalhos no periodo de 01 de março a 31 de maio de 2011. Será permitida a inscrição em mais de uma categoria. A Tecnologia Assistiva procura desenvolver recursos que auxiliem as atividades das pessoas com deficiência, podendo ser aplicada ao campo das atividades físicas, sensoriais, intelectuais, psicológicas ou sociais. O I Prêmio de Tecnologia Assistiva da Região Norte será dividido em seis categorias principais, que são:
Tecnologias Assistivas para Deficiência Visual;
Tecnologias Assistivas para Deficiência Auditiva;
Tecnologias Assistivas para Deficiência Intelectual;
Tecnologias Assistivas para Deficiência Física;
Tecnologias Assistivas para Deficiência Múltipla
e Tecnologias Assistivas para Deficiência Psicossocial.

Cada uma das seis categorias principais comporta três subcategorias, são elas: Professores e alunos do Ensino Médio; Professores e alunos do Ensino Superior; e Pesquisadores de Instituições ou de empresas
que desenvolvem pesquisas nessa área.

Os trabalhos podem ser voltados para os mais diferentes aspectos, como acessibilidade arquitetônica, tecnologias da informação e comunicação, práticas sociais, tecnologias no ensino de crianças, entre outros. Para concorrer, os trabalhos precisam ter sido produzidos na forma de protótipo e ou relato de experiências e obtido resultados. Tecnologia já implementadas também podem concorrer.

O julgamento do mérito será feito por uma equipe formada por profissionais atuantes nas áreas correlatas à Tecnologia Assistiva.

Maiores informações e o regulamento completo estão disponíveis no site www.forumdetecnologiaassitiva.com.br ou pelos fones 3277-1909 e 9985-0584.